Vitamina D3 → Para que Serve, Dosagens e Como Tomar

A Vitamina D3 também é uma das vitaminas essenciais para o organismo, ela auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, além de ser essencial para a formação e desenvolvimento dos ossos e dentes. Confira mais detalhes sobre o seu uso!


A vitamina d3, também conhecida por colecalciferol ou somente vitamina d, é de extrema importância para diversas funções metabólicas do organismo.

Um de seus papéis é agir regulando a homeostase do cálcio, auxiliando o desenvolvimento e manutenção dos ossos, além disso, é usada também para a prevenção de fragilidade e fraturas ósseas.

A vitamina d é um hormônio natural produzido pelo próprio organismo, a partir do 7-dehidrocolesterol, um precursor do colesterol.

Mas devido à exposição solar reduzida, atualmente, existem muitas pessoas com deficiência de vitamina d, daí sua necessidade de usar um suplemento de vitamina.

Pesquisas:
Diversos médicos têm alertado que suplementos de vitamina d são imprescindíveis aqueles com baixa esposição ao sol na pele.

Mesmo em excesso, ela não é ruim, em uma pesquisa recente mostrou inclusive redução da incidência de alguns tipos de câncer, esclerose múltipla e no bem estar em geral.

Ainda assim, vale sempre a pena ressaltar a importância da orientação médica.

Para que serve?

A vitamina d3 ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo de doenças autoimunes, alergias, gripes e até mesmo cânceres.

Além disso, ainda contribui com a regulação das funções cardíacas, diminuindo os riscos de doenças cardíacas, colesterol alto e pressão alta.

A vitamina d é importante também na regulação do cálcio e do fósforo, o que permite boas concentrações desses íons formadores dos ossos.

Suas aplicações são extremamente abrangentes, trazendo, em resumo, mais saúde para quem a utiliza. Ela é pouco encontrada nas fontes alimentares.

E para ficar saudável e seguro contra o desenvolvimento de doenças por falta de vitamina d3, a suplementação de vitamina d pode estar sendo cada dia mais recomendada por nutrólogos e médicos, por atuar em diversas doenças.

Como tomar?

Para ter uma melhor absorção e aproveitamento da vitamina d3 se atente as instruções abaixo de como ingerir o suplemento:

  1. Tomar entre 1 ou 2 cápsulas ao dia junto com as refeições, para uma melhor absorção;
  2. Preferencialmente tomar com uma refeição que contém alimentos com gordura;
  3. Para doses expressivas nos exames laboratoriais, utilizar doses acima de 8.000Ui por dia;
  4. Para portadores de doenças autoimunes, é recomendado doses mais altas que 5.000Ui.

Benefícios

Como dito acima, a vitamina d3 é essencial para o nosso corpo e ela pode ser encontrada em diversos alimentos, como no atum, bacalhau, salmão, sardinha, ovos, cogumelos e produtos lácteos.

Diante disso, veja os benefícios que esta vitamina pode trazer:


Fortalece o sistema imunológico

Existem receptores da vitamina d3 nas células de defesa do corpo, as quais executam resposta imune na presença desta vitamina, defendendo o organismo de substâncias ruins e agentes infecciosos.

Os baixos níveis de vitaminas no organismo estão associados ao agravamento de doenças autoimunes e infecções frequentes.

Por isso é muito importante garantir altos níveis de vitamina d3 no sangue, garantindo um sistema imunológico equilibrado e, por consequência, mais saúde e qualidade de vida.


Prevenção de fraturas e fragilidade óssea

A vitamina d3 está associada à saúde óssea, pois ajuda na absorção do cálcio, o que é importante para o procedimento de formação e reabsorção dos ossos.

Embora esta vitamina seja encontrada em alguns alimentos, a suplementação em cápsula é recomendada.

Portanto, ao fazer o uso deste suplemento, garantirá a prevenção e manutenção da saúde óssea do corpo, evitando fraturas e melhora na força muscular.


Reduz os riscos de doenças cardíacas

Alguns pesquisadores dizem que a vitamina d3 é capaz de bloquear a enzima que forma o cortisol, mais conhecido como “hormônio do estresse”, pois em grande quantidade, pode acabar elevando a pressão arterial.

Pessoas que tem carência desta vitamina possuem grandes chances de desenvolverem doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, derrames e infarto.

Portanto, ao fazer o uso contínuo, os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares serão menores, contando ainda com o aumento da performance ao praticar atividades físicas.


Reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2

Os baixos níveis da vitamina d3 no organismo estão relacionados a resistência à insulina. Ou seja, essa resistência acumula a glicose no sangue e, quando em excesso, surgem os sintomas diabetes.

Estudos mostram que pessoas com níveis maiores de D3 no sangue possuem menos problemas de resistência a insulina, maior produção de hormônios lipolíticos e outros diversos benefícios que ajudam na prevenção e tratamento do diabetes.


Depoimentos


  • Nota 5 (de 5): Produto confiável com o melhor custo benefício

“O produto chegou rápido em casa, tudo certo como prometido. Estou usando faz um mês e to me sentindo bem mais saudável!

A vitamina D3 pode ajudar pessoas de uma forma fantástica, no meu caso, a fraqueza muscular sumiu.”

Antonio Ribas – Santo André, SP


  • Nota 5 (de 5): Suplemento de excelente qualidade

“Minha amiga que me indicou, estou muito satisfeita com a qualidade do produto e os resultados que eu tenho. Fiz todos os meus pedidos dessa vitamina.”

Renata Leonardi – Petrópolis, RJ


  • Nota 4 (de 5): Vou comprar de novo

“D3 em cápsulas, a suplementação de vitamina, é uma ótima substituição a exposição ao sol, cada dia mais difícil nos grandes centros urbanos e ajuda em diversas doenças.

Tenho 70 anos, histórico de osteoporose e meu médico afirma que é muito para para mim me manter longe de diversos tipos de doença, já que há sim pouco consumo na minha dieta. Já vejo meus casos de dor diminuírem.”

Natália Rocha – Cantá, RR


Perguntas Frequentes


  • Funciona mesmo?

A vitamina D3 é uma vitamina muito procurada e utilizada, possui características que garantem que vai funcionar.

Em poucas semanas os níveis de d3 no sangue se elevarão e você sentirá todos os benefícios dela.


  • Em quantos dias verei resultados?

Os resultados serão notados a partir dos primeiros dias de uso.


  • Tem efeitos colaterais?

Nas dosagens ideais não há efeitos colaterais e elas podem ser usadas sem risco.


  • É aprovado pela Anvisa?

Sim, vitamina D3 é aprovada pela Anvisa e cada vez mais recomendada por nutrólogos e médicos.


7 Comments

  1. Pedro Henrique Costa 8 de outubro de 2021
  2. Clarice Gomes 8 de outubro de 2021
  3. Maria Cecília Mendes 8 de outubro de 2021
  4. Hugo Ramos 8 de outubro de 2021
  5. Mirella Ribeiro 8 de outubro de 2021
  6. Carlos Santos 8 de outubro de 2021
  7. Bruno Fonseca 8 de outubro de 2021

Leave a Reply