Remédios para Anemia: Conheça os Melhores Suplementos e Vitaminas

Conheça as melhores vitaminas e manipulações que auxiliam no tratamento e prevenção da anemia.


A anemia é uma doença que afeta bilhões de pessoas em todo o mundo, tornando-se cada vez mais comum. Ela ocorre quando não há uma quantidade adequada de glóbulos vermelhos saudáveis, atrapalhando o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo.

Alguns dos sintomas anêmicos são: o cansaço, frio excessivo, unhas quebradiças, queda de cabelo, pele pálida e seca, dor de cabeça, batimento cardíaco rápido, tontura e fraqueza.

Existem diferentes tipos de anemia e, em todas, há uma redução significativa na circulação dos glóbulos vermelhos. A deficiência de ferro e vitamina B12 (ácido fólico) são as mais comuns.

Para prevenir e combater esse problema, pessoas em todo o mundo optam pelo uso de suplementos e vitaminas para anemia, que de forma natural e segura repõem os nutrientes necessários.

Neste artigo, separamos os melhores compostos naturais para combater e prevenir este problema, podendo escolher aquele que atende melhor às suas necessidades. Acompanhe.

Vitaminas e Suplementos para prevenção e tratamento da anemia

A anemia pode reduzir de forma significativa a qualidade de vida, afetando nossa disposição para realizar atividades, capacidade de aprendizado, funções cognitivas, bem estar e causando apatia.

Ademais, pode interferir no bom funcionamento de todo o organismo, estando associada a problemas ósseos, crescimento retardado, baixo peso e mortalidade perinatal.

Vale ressaltar que se os sintomas persistirem, é importante que procure uma ajuda médica para melhores orientações. Também é importante salientar que a anemia possui sintomas muito semelhantes à depressão, por conta disso, é essencial um diagnóstico médico.

A utilização de suplementos e vitaminas podem ser chave para a prevenção e tratamento da anemia nutricional. Eles atuam de forma segura na reposição de nutrientes necessários para o bom funcionamento e síntese dos glóbulos vermelhos.

Veja abaixo alguns compostos naturais que ajudam no combate deste problema:


Vitamina B12

A deficiência desta vitamina é responsável por um tipo de anemia chamada perniciosa, que afeta principalmente os sistemas cardíaco e nervoso, causando sintomas como fraqueza, irritabilidade e formigamento nos pés e mãos.

Entre as suas inúmeras funções, está a produção de glóbulos vermelhos no sangue. Por conta disso, suplementá-la é um fator chave para prevenir e tratar a anemia.

Prós
  • Aumenta a produção de glóbulos vermelhos;
  • Previne e trata a anemia perniciosa.
Contras
  • Em raros os casos podem levar a reações alérgicas na pele, como urticária.
  • Dosagem usual: de 500 a 2500mcg;
  • Modo de uso: recomenda-se a ingestão de uma a duas cápsulas, dividido entre as refeições.

Vitamina C

A vitamina C, pode auxiliar na absorção de ferro no organismo. Por conta disso, sua suplementação pode ser grande aliada na prevenção e tratamento em casos de anemia.

Podemos associar essa ação graças as suas propriedades antioxidantes, que desempenham papel na modificação da estrutura do mineral (ferro), fazendo com que sua absorção seja facilitada.

Prós
  • Previne e trata a anemia;
  • Facilita a absorção do Ferro.
Contras
  • Em raros os casos sua superdosagem pode levar a náusea e diarreia.
  • Dosagem usual: de 450 a 1000mg ao dia;
  • Modo de uso: recomenda-se a ingestão de uma cápsula ao dia.

Vitamina B9

A desnutrição é a causa mais comum da anemia por deficiência de ácido fólico. Dietas com baixo teor em vitaminas ou alimentos cozidos demais podem contribuir para essa condição, assim como um sangramento intenso.

A gestação e a má absorção dessa vitamina também podem ser fatores de risco para essa doença. Portanto, ao suplementar o folato, há maior prevenção e tratamento desse problema, evitando a recorrência de todos seus sintomas.

Prós
  • Previne e trata a anemia;
  • Aumenta a síntese da hemoglobina.
Contras
  • Em raros os casos pode levar a náuseas e flatulência.
  • Dosagem usual: de 400 a 1000mcg;
  • Modo de uso: recomenda-se tomar uma dose diária junto de uma refeição.

Ferro

O ferro é essencial para diversas funções do nosso organismo. Pessoas que possuem dificuldade em absorver o suficiente deste nutriente podem desenvolver a anemia ferropriva, responsáveis por sintomas como fraqueza, letargia, dor de cabeça e tontura.

Sendo assim, fazer o uso do suplemento de ferro é essencial para prevenir e tratar a anemia ferropriva, além de garantir mais forças aos cabelos e unhas e participar na prevenção de outras doenças.

Prós
  • Previne e trata a anemia;
  • Reduz o risco de outras doenças;
  • Fortalecer cabelos e unhas.
Contras
  • Em raros os casos pode levar a azia e queimação no estômago.
  • Dosagem usual: de 60 a 120mg ao dia;
  • Modo de uso: recomenda-se tomar 1 cápsula diariamente com uma refeição.

Conclusões finais

A anemia é uma doença comum que pode levar a uma queda significativa na qualidade de vida, em alguns casos, seu agravamento está associado a riscos graves de saúde.

Se você sofre com este problema, ou deseja preveni-lo, é importante adotar bons hábitos alimentares e optar por um estilo de vida mais saudável e ativo. Dessa forma, a suplementação é uma grande aliada.

As vitaminas e outros suplementos otimizam o funcionamento do organismo, impedindo o surgimento desta doença. Melhore sua qualidade de vida e bem estar de forma natural, sem prejudicar a sua saúde.

Com muito carinho.

9 Comments

  1. Maria de Lourdes Silva 6 de outubro de 2021
  2. Miguel de Jesus 6 de outubro de 2021
  3. Luana Lopes Machado 6 de outubro de 2021
  4. Jair Costa 6 de outubro de 2021
  5. José Pedro Magalhães 6 de outubro de 2021
  6. Miriam Carvalho 6 de outubro de 2021
  7. Eliza Araújo Ramos 6 de outubro de 2021
  8. Lucas Marques Souza 6 de outubro de 2021
  9. Marinalva de Moraes 6 de outubro de 2021

Leave a Reply