Ashwagandha → Conheça Seus Principais Benefícios e Como Tomar

A Ashwagandha é um extrato natural com inúmeras finalidades para a saúde humana. Os seus principais benefícios incluem tratamento contra os sintomas de depressão, ansiedade, estresse e até mesmo do diabetes. Confira!


Ashwagandha, também chamada de ginseng indiano, é uma planta medicinal, baseada nos princípios indianos de cura natural. Sendo muito utilizada para aprimorar o desempenho mental e físico.

Esta planta já é utilizada por mais de 3 mil anos, conhecida por ser indutora do sono. Além disso, ela é considerada por ser fitoterápica, pois mostra-se ser excelente para controlar stress e ansiedade, promovendo uma melhora na regulação hormonal.

Vale a pena dizer que a ashwagandha destaca-se em diversas outras funções, como anti-inflamatório, imunoestimulante, tonificante e afrodisíaco. Dessa forma, esta erva tem sido a base para proteger o corpo contra uma variedade de problemas.

Vale ressaltar, que o seu princípio ativo, que ao mesmo tempo que é calmante, é também tonificante, ou seja, o mesmo elemento mostra-se como um adaptógeno, capaz de diversas ações.

Para que serve?

A ashwagandha é uma substância potente para o bem-estar humano, sendo considerada uma planta adaptógena, agindo de forma com que a sua carga hormonal se ajuste facilmente às condições adversas em que o corpo se encontra.

Entenda:
Por isso, ela é muito procurada e recomendada por médicos para auxiliar no controle das emoções, como estresse, ansiedade, cansaço mental, dentre outras coisas, para ajudar e manter o seu corpo e mente em equilíbrio.

Além disso, esta planta já foi apontada com inúmeros benefícios para a saúde, usada também como propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Esta planta tem ganhado cada vez mais popularidade em toda parte do mundo já que é usada para diferentes tratamentos e garante bem-estar.

Como tomar?

A melhor forma de tomar a ashwagandha e ter os melhores efeitos, é fazê-lo junto com o café da manhã ou antes de dormir.

Caso quiser tomar no café da manhã, é necessário que faça a ingestão da cápsula antes de alimentar-se, para uma melhor absorção, ou se preferir, 15 minutos antes de dormir.

Você também pode adicionar alguns hábitos antes de dormir para aproveitar ainda mais os benefícios, como:

  1. Evitar sons e ruídos;
  2. Evitar mexer no celular ou assistir tv;
  3. Manter o ambiente totalmente escuro;
  4. Evitar o carregamento de dispositivos perto cama.

Benefícios

Devido aos seus efeitos positivos, a suplementação da ashwagandha vem sendo usada em forma de cápsulas, e os seus benefícios estão relacionados a uma melhoria de modo geral na saúde.

Aqui estão os principais benefícios para a sua saúde que este suplemento lhe proporcionará:


Reduz estresse, ansiedade e depressão

A ashwagandha mostrou-se ser um poderoso remédio natural para estresse, ansiedade e depressão, sendo comparada com diversas drogas antidepressivas.

Em um estudo os pesquisadores descobriram que pessoas que usam este suplemento têm diferenças significativas nos níveis de saúde mental, como concentração, fadiga, vitalidade e mais qualidade de vida.

Dessa forma, não é preciso se preocupar com efeitos adversos, pois por ser uma suplementação natural, não é prejudicial à saúde.


Ajuda a prevenir o câncer

O câncer é uma das doenças mais temidas e prevalentes do mundo. O tratamento para esta doença causa uma série de efeitos adversos, como: inibindo a resposta imune do corpo e também a mielossupressão.

Com isso, pesquisadores e médicos têm desenvolvido diversas pesquisas sobre fitoterápicos para utilizarem no tratamento do câncer. E a Withania somnifera tem tido resultados positivos devido a sua eficiência em inúmeras doenças.

Pesquisadores afirmam que a ashwagandha tem efeitos promissores em anti-tumorais, agindo diretamente no controle do crescimento do tumor e prevenindo o aumento das células cancerígenas.

E tudo isso torna-se possível devido às suas capacidades imunológicas e antioxidantes. Pois acredita-se também que a planta diminui os efeitos colaterais relacionados aos tratamentos contra o câncer, agindo como um imunomodulador.


Reduz os níveis de açúcar no sangue

Muitas pessoas procuram por suplementos naturais para baixar o nível da glicose, pois é possível que cause problemas futuros, como a diabetes.

E em diversos estudos, a ashwagandha mostrou resultados positivos ao reduzir os níveis de glicose no sangue. O seu uso aumentou o fluxo de insulina e melhorou a sensibilidade da mesma nas células.

O composto possui extratos que ajudam a equilibrar os níveis de açúcares no sangue, pela presença de substâncias, como flavonoides, que possuem ações hipoglicêmicas.

Além disso, pesquisas mostraram que o seu uso pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas saudáveis e também em pessoas diabéticas.

Dessa forma, ela é capaz de melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir os marcadores inflamatórios por meio das suas substâncias.


Aumenta os níveis de testosterona

Muitos atletas que fazem o uso da ashwagandha notaram aumento nos níveis de testosterona, intensificando o tamanho e força muscular.

Mas esse fitoterápico não trata-se apenas de resultados físicos. Também foi comprovado que o seu uso ajuda homens que lutam contra a infertilidade.

Dessa forma, homens com problemas sexuais e de fertilidade também podem desfrutar dos benefícios da ashwagandha.

Mas ela não só aumentou os níveis de testosterona, foi comprovado uma melhora significativa na qualidade do sêmen, ampliando a contagem de esperma e motilidade em homens inférteis.

A planta também é conhecida por ser um afrodisíaco natural, podendo ajudar com problemas de disfunção erétil, aumentando o prazer e o desempenho sexual, além de ser muito eficaz para quem tem baixa libido.

Ela ainda tem efeitos positivos na saúde sexual feminina, estimulando a excitação sexual, orgasmo e lubrificação.


Melhora a memória e função cerebral

A ashwagandha possui efeito antioxidante, ou seja, protege as células nervosas do estresse oxidativo, que ocorre através dos radicais livres prejudiciais as funções cognitivas.

O stress físico e mental pode gerar grandes danos no cérebro e sistema nervoso. Mas, como o composto tem grandes efeitos no controle de estresse, ela protege o cérebro contra danos degenerativos.

Em um estudo feito com a ashwagandha foi comprovado uma melhora significativa na memória imediata e geral. Além disso, também houve um grande aumento nos níveis das funções executivas, atenção e velocidade ao processar uma informação.

Dessa forma, notará uma melhora geral na memória, pois ela mostrou-se capaz de aumentar os níveis de atenção e também no processamento de informações, auxiliando nas habilidades mentais.

E de acordo com os pesquisadores, esse efeito ocorre por conta das suas qualidades sedativas, pois, o estresse, ansiedade e distúrbios de sono podem prejudicar a função cognitiva saudável. Por isso, resulta na melhora da memória e cognitiva.


Depoimentos


  • Nota 5 (de 5): Muito bom e confiável!

“Eu uso esse suplemento para controlar a minha ansiedade, no primeiro dia que eu usei já senti a diferença… contando também que o produto chegou muito rápido em casa!”

Catherine Oliveira – Extrema, MG


  • Nota 4 (de 5): Melhorou a minha concentração e humor

“Eu tinha a imunidade muito baixa, minha amiga me indicou e eu comprei. Além da entrega ter sido super rápida, senti os efeitos na primeira semana de uso, estou muito satisfeita com o produto…”

Fátima Nascimento – Boa Vista, RR


Perguntas frequentes


  • Funciona mesmo?

A ashwagandha é uma famosa planta medicinal, usada para melhorar tanto o desempenho mental quanto o físico.

Além disso, ela é capaz de diminuir os níveis de stress e ansiedade, auxilia as inflamações do corpo e fortalece o sistema imunológico.


  • Em quantos dias verei resultados?

Os efeitos do suplemento começam a surgir na primeira semana de uso.


  • Vem com a bula?

Como a ashwagandha é um produto manipulado, não é necessário o envio da bula.

Contudo, é enviado um informativo junto com o produto, especificando dicas e recomendações de uso.


  • Possui efeitos colaterais?

A maioria dos usuários que utilizaram o produto corretamente não tiveram nenhum efeito colateral, porém, com o exagero do produto podem ocorrer dores estomacais, vômitos e diarreias.


 

8 Comments

  1. Marinete Almeida Lima 8 de outubro de 2021
  2. Bruna Campos de Lira 8 de outubro de 2021
  3. Gustavo Marcondes Reis 8 de outubro de 2021
  4. Janete de Assis 8 de outubro de 2021
  5. Claudia Xavier Santos 8 de outubro de 2021
  6. Karoline Andrade Lopes 8 de outubro de 2021
  7. Silvana Magalhães 8 de outubro de 2021
  8. Vanessa Cristina Souza 8 de outubro de 2021

Leave a Reply