Neste episódio o alergista e imunologista, Marcelo Aun, fala sobre imunidade baixa
O sistema imunológico é um conjunto complexo de células e moléculas distribuídas em todo o corpo em todos os nossos órgãos e sistemas, atentos o tempo todo vigilantes e agem contra os agentes estranhos agressores ou invasores. Para muitos cientistas, é o sistema mais complexo do nosso corpo, por conta da variedade de ações que ele faz.
A palavra imunidade baixa é usada para se referir às pessoas que estariam menos protegidas e mais suscetíveis às infecções, na prática os pacientes têm essa impressão quando estão tendo mais infecções do que consideram normal ou do que estavam acostumados. Tecnicamente, a expressão imunidade baixa é os médicos chamam de imunodeficiência que podem ser classificadas em dois tipos:
Primária: de origem genética;
Secundária: adquirida por outras condições, como infecção por HIV ou uso de medicamentos.
Quando suspeitar de imunidade baixa?
A suspeita de imunidade baixa deve ocorrer quando há um aumento da frequência de infecções, infecções com muita gravidade ou infecção por patogênicos atípicos, como meningite por tuberculose. Felizmente, a primeira situação é a mais comum, se você tem ficado doente com frequência, é importante procurar um médico para a correta avaliação.
Diagnóstico
A investigação inclui uma boa história clínica seguida de exames laboratoriais e a depender do caso, exames de imagem. Em relação aos exames de sangue, é procurado medir, por exemplo, quantidade total de anticorpos de cada tipo que o paciente produz ou mesmo se ele produz anticorpos específicos contra determinado agente infeccioso, a busca é bem minuciosa, detalhada e bem específica.
Quando encontrada alguma alteração verdadeira, como a redução dos níveis eis de anticorpos, por exemplo, às vezes o paciente precisa repor aquele anticorpo que está em baixa quantidade. Isso significa que o tratamento é altamente para a causa que foi encontrada, desde que seja confirmada.
O que fazer?
Como existem muitas causas, para cada problema tem um tratamento específico. Por sorte, a maioria dos pacientes que procura o médico por conta de imunidade baixa, possui o sistema imunológico normal e necessita de pequenos ajustes como praticar exercícios físicos regulares, ter uma dieta variada e balanceada contendo carboidratos, gorduras e proteínas sem exageros, ingerir frutas e legumes, não exagerar em doces e guloseimas e tomar bastante água. Uma rotina de sono reparadora, que permite que você realmente descanse para o dia seguinte, também é fundamental para manter uma boa imunidade.
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube.
Fonte: Brasil 61