Acha que pode estar com falta de vitamina B12 mas não sabe quais são os sinais da deficiência da vitamina? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto, desde os sinais da deficiência em vitamina B12 até os motivos causadores da deficiência e o tratamento.
Dessa forma, vai ser muito mais fácil saber o que você precisa saber quando estiver com dúvidas sobre estar com os níveis adequados de vitamina B12 no organismo.
Então, quer saber quais os sinais da falta de vitamina B12? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.
A função da vitamina B12 no organismo
No organismo, a vitamina B12 tem uma função essencial na formação dos glóbulos vermelhos, ou seja, na formação das células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio.
E além disso, a vitamina B12 também tem um papel muito importante para o bom funcionamento dos nervos e na estruturação do DNA. Porém, para que a vitamina B12 atue no organismo de forma correta, é preciso garantir o seu consumo por meio da alimentação ou da suplementação.
Na suplementação, a forma mais utilizada da vitamina B12 é a metilcobalamina, que é uma das formas ativas da vitamina. Já na alimentação, os alimentos ricos na vitamina B12 são:
- Carnes vermelhas;
- Fígado e outros miúdos;
- Ovos;
- Peixes como salmão e atum;
- Mariscos;
- Laticínios em geral, como leite, queijo e iogurte.
O que causa a deficiência de vitamina B12?
De um modo geral, a causa da deficiência de vitamina B12 no organismo é causada por uma ingestão insuficiente da vitamina. E é exatamente por isso que pessoas com dietas restritivas e que não consomem os alimentos ricos na substância precisam estar atentos para os sinais da deficiência de vitamina B12.
Porém, há uma outra causa para a deficiência de vitamina B12: problemas na absorção da vitamina pelo organismo. Isso porque há algumas condições que prejudicam a absorção normal da vitamina B12, mesmo com a ingestão indicada, como:
- Disbiose intestinal, que é o desequilíbrio da microbiota intestinal;
- Cirurgia bariátrica;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Gastrite atrófica;
- HIV positivo;
- Uso prolongado de alguns medicamentos, como o omeprazol e a metformina;
- Redução da acidez estomacal, que geralmente costuma ocorrer em idosos.
Os sinais da falta de vitamina B12
São vários os sinais da falta de vitamina B12, porém, por ser essencial para o funcionamento dos glóbulos vermelhos e dos nervos, os sintomas geralmente são hematológicos e neurológicos.
Mas além dos sintomas neurológicos e hematológicos, há outros sinais que mostram que o organismo está com falta de vitamina B12, como:
- Parestesia, que é a sensação de formigamento ou dormência nos membros;
- Fraqueza nas pernas;
- Cãibras;
- Aftas;
- Sensação de ardência na língua;
- Falhas de memória;
- Fadiga;
- Desânimo.
E em casos mais avançados de deficiência de vitamina B12, os sintomas geralmente são anemia e complicações neurológicas.
Como é feito o exame para identificar a falta de vitamina B12?
O exame para identificar a falta de vitamina B12 no organismo é bem simples, feito por meio de uma coleta de sangue. De um modo geral, o exame é feito analisando a quantidade de homocisteína no sangue, uma vez que a quantidade elevada dessa substância indica uma deficiência da vitamina B12.
Ou seja, quando está em grande quantidade no organismo, isso significa que há uma deficiência de vitamina B12, além de causar uma série de outros sintomas.
Isso porque a homocisteína elevada interfere nas ligações do colágeno, resultando em diminuição na resistência óssea.
Por outro lado, em casos de deficiência leve na vitamina B12, somente a análise da homocisteína não é suficiente. Nesses casos a análise é feita pelo nível de ácido metilmalônico, uma vez que ele identifica a deficiência de vitamina B12 ainda nos estágios iniciais.
Como é feito o tratamento para a falta de vitamina B12?
O tratamento para a falta de vitamina B12 é geralmente feito por meio da suplementação alimentar e também com o acompanhamento das doenças que podem interferir na absorção da mesma pelo organismo.
Por isso é sempre importante entender as causas para a deficiência antes de se iniciar uma suplementação.
Então que tal consultar um especialista e conferir tudo que precisa sobre os seus níveis de vitamina B12 e saber se a suplementação é necessária?