Conheça dicas valiosas para estender a vida útil dos seus travesseiros e garantir uma boa noite de sono
Ter uma boa noite de sono é vital no dia a dia das pessoas. Esse é um momento precioso, no qual o corpo recupera suas forças e se prepara para o próximo dia, assim como a mente descansa. Portanto, o ideal é criar condições para garantir uma noite de sono tranquila, confortável e sem interrupções.
Para conseguir isso, contar com bons itens na roupa de cama faz toda a diferença. Dormir em um ótimo colchão e um travesseiro nasa faz com que a pessoa tenha muito mais aconchego, tendo facilidade para dormir tranquilamente e sem acordar ao longo da noite.
E assim como outros itens da casa, esses também precisam de cuidados para serem conservados e durarem por mais tempo. Normalmente, muito se fala sobre a importância de conservar os colchões, mas as pessoas esquecem que o travesseiro também é um item primordial para garantir um bom descanso. No texto a seguir, saiba o que se deve fazer — e o que não fazer — para que a vida útil desse artigo seja estendida e ele não se desgaste antes da hora.
Além da fronha, use protetor de travesseiro
É de conhecimento geral que se deve cobrir os travesseiros com uma fronha, mas muitos esquecem que também existem os protetores de travesseiro. Eles são importantes, pois ajudam a estender a vida útil dos travesseiros, evitando tanto o amarelamento quanto o seu desgaste precoce.
O ideal é utilizar ambos, preferencialmente os modelos que são impermeáveis, pois eles impedem que o suor e outros fluidos do corpo fiquem no travesseiro. Além do uso dos dois, é recomendado ainda que eles sejam trocados com frequência, uma vez que estão constantemente em contato com suor, saliva e resto de pele morta. Esses componentes também acumulam ácaros e poeiras com facilidade, o que torna a necessidade de trocá-los e lavá-los ainda mais relevante.
Evite lavar o travesseiro com frequência
Esse conselho pode parecer contra intuitivo, mas, acredite, um travesseiro lavado com frequência tem sua vida útil reduzida. A lavagem constante facilita o seu desgaste, uma vez que esse item retém muito líquido no seu interior. Com isso, há chance do artigo ficar mofado, o que oferece um risco para a saúde do usuário.
Portanto, o ideal é lavar o travesseiro apenas quando for possível ter a secagem completa dele. Outra dica valiosa é fazer a sua lavagem em uma lavanderia ou, se não for possível, lavá-lo manualmente, deixando a máquina de lavar de lado. Também é aconselhado utilizar sabão neutro nesse processo, evitando assim mais desgaste do material.
É importante lembrar que nem todos os materiais são laváveis. Assim, antes de fazer a higienização, verifique a descrição do produto e veja se a lavagem é permitida com ele. Nessa checagem, aproveite para seguir as instruções de como higienizá-lo, o que fará com que a qualidade do travesseiro seja estendida.
Não deixe ele exposto ao sol
Após lavar o travesseiro, o ideal é não colocá-lo para secar no sol. Isso pode estragar o material dele e favorecer a proliferação de ácaros, além de deixá-lo amarelado com o passar do tempo. Nesses casos, o recomendado é deixar que ele seque na sombra.
Troque-o com frequência
Mesmo com todos os cuidados citados acima, é preciso lembrar que, assim como outros itens da casa, o travesseiro tem prazo de validade. É importante trocá-los com certa regularidade, pois, com o passar do tempo, eles tendem a acumular ácaros e outros microrganismos, que podem colocar em risco à saúde. Os especialistas da área médica indicam que essa troca deve ocorrer a cada dois anos, em média.