Crianças pequenas sofrem com o calor excessivo e ainda precisam ser protegidas das famosas picadas de insetos típicas de verão
O verão nem chegou e o calor já domina todo o País, mesmo nos locais onde há chuva. Tempo seco, tempo quente demais e fora de época, tempo abafado ou aquela pancada de chuva. Tudo isso junto significa um alerta aos pais: picadas de insetos! E elas surgem de vários animais, sendo o pernilongo o mais lembrado. O maior problema dessas picadas não é a coceira e a vermelhidão, e sim as doenças que podem ser transmitidas com elas, como a febre amarela, a dengue, zika, malária, chikungunya, entre outras.
Essas enfermidades são graves e podem até mesmo levar o infectado a óbito. Por isso, quando se fala nesse assunto, a preocupação com bebês fica ainda maior. Afinal de contas, eles ainda são pequenos, indefesos, criando ainda seu próprio sistema de defesa com a imunidade.
Encher as crianças de roupas, mesmo que a ideia seja protegê-las, não é a melhor solução. Como os bebês não falam, não podem reclamar do calor. Para mostrar que não estão satisfeitos com a situação… choram. E muitas famílias, com pais e mães de primeira viagem, demoram de entender os sinais que o filho dá, e podem interpretar um choro de incômodo de calor como se fosse sono ou fome, por exemplo.
7 dicas para ajudar o sono do bebê no calor
Existem algumas formas de ajudar o bebê a dormir melhor, inclusive em dias muito quentes. Conheça 7 sugestões:
- Evite a entrada da luz solar direta no quarto da criança, com blackout nas janelas, por exemplo;
- Na hora do sono, mantenha portas e janelas abertas, para ajudar na ventilação;
- Crie uma rotina para o bebê, incluindo uma específica para a hora de dormir, com direito a um banho e massagem relaxante;
- Utilize lençóis e roupas naturais, 100% algodão;
- Deixe a criança com roupas leves e claras, como uma camiseta e a fralda ou um body;
- Caso tenha ventilador de teto no quarto, não deixe o berço bem abaixo: opte por uma decoração com o berço um pouco mais longe da ventilação direta e, quando ligar, coloque na opção de circular no ar;
- Com o aval do pediatra, use um difusor de vapor de água ou umidificador de ar no quarto do bebê.
Dica bônus: ajudinha extra
“Acreditamos que nosso Mosquiteiro Portátil é um grande aliado nesses dias de calor intenso. Ele é o mais amplo do mercado, com mais de 1 metro de comprimento e 40cm de altura, ou seja, é um produto que pode ser utilizado bastante tempo”, conta o profissional.
Mosquiteiro Portátil Styll Baby. Preço médio: R$ 89,90
De acordo com Alexandre, o mosquiteiro pode ser categorizado como multiuso por ter vários benefícios: o bebê pode relaxar ao lado dos pais (sem necessariamente estar no colo e ainda com mais calor), manter-se fresquinho, está protegido das temíveis picadas e o produto pode ser levado para onde a família for.
Além de ser o maior dessa categoria disponível no mercado, o Mosquiteiro Portátil ainda tem uma estrutura com zíper, que garante que os mosquitos realmente não terão acesso ao bebê. Portátil, pode ser facilmente dobrado para o transporte durante qualquer passeio ou viagem, e ainda pode ser higienizado com água e sabão neutro.
O Mosquiteiro Portátil Styll Baby está disponível em duas versões, com acabamentos nas cores rosa e azul, e pode ser encontrado nas melhores lojas de produtos infantis do País.