Dermatologista dá dicas práticas para evitar doenças e queimaduras
As altas temperaturas transformaram o inverno de 2023 em um dos mais quentes já registrados no Brasil. Mesmo com a chegada de uma nova estação, a primavera não trouxe alívio, e sim mais calor. Segundo o Climatempo, as temperaturas elevadas, fora do comum para esta época do ano, devem persistir até 2 de outubro. Nesse cenário desafiador, a proteção da pele contra os danos causados pelo sol se torna muito importante.
A dermatologista Mariana Penha, voluntária da SAS Brasil, startup social que promove atendimentos médicos especializados e gratuitos, explica que a exposição a altas temperaturas pode resultar em queimaduras solares, envelhecimento prematuro da pele e aumentar o risco de câncer de pele.
“As queimaduras podem ser de 1º e até 2º grau. Por isso é importante se proteger desses problemas. Pessoas de pele e olhos claros, com histórico de câncer de pele na família ou que se expõem ao sol todos os dias devem dar uma maior atenção a esse cuidado”, comenta a médica.
Ela incentiva as pessoas a compartilharem essas informações com seus amigos e familiares para garantir que todos estejam cientes dos riscos e saibam como se proteger.” Pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença na prevenção de danos à pele”, destaca a dermatologista.
Ao enfatizar a importância de proteger a pele durante as ondas de calor, a médica oferece as seguintes dicas:
Protetor Solar Diário: Use protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados. Escolha um protetor com FPS acima de 30.
Reaplicação: Reaplique o protetor solar a cada três horas, especialmente se estiver ao ar livre.
Evite o Sol Forte: Tente evitar a exposição direta ao sol durante as horas de pico, geralmente das 10h às 16h.
Roupas Protetoras: Use roupas de manga longa, chapéu de abas largas e óculos de sol para proteger a pele e os olhos.
Hidratação: Mantenha-se hidratado bebendo água regularmente. A desidratação pode prejudicar a saúde da pele.
Exames de Pele Regulares: Agende exames de pele regulares com um dermatologista para verificar qualquer mudança suspeita em pintas ou manchas.
Sobre a SAS Brasil
Startup social, uma instituição do terceiro setor que desenvolve e implementa soluções de acesso à saúde. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, impactando diretamente as filas de espera do SUS. Com a missão de levar saúde e alegria para quem mais precisa, a SAS Brasil criou soluções inovadoras e premiadas, nacional e internacionalmente