É possível prevenir a hérnia de disco através de alguns cuidados simples de saúde, afirma especialista em tratamentos para hérnia, Dr. André Pêgas
A hérnia de disco é uma doença cada vez mais comum, o que causa dores nas costas e uma perda significativa na qualidade de vida de quem sofre com ela, no entanto, além dos tratamentos, também é fundamental ter cuidados preventivos para evitar o surgimento da doença.
“Apesar de existirem causas, como a predisposição genética e envelhecimento, para o desenvolvimento da hérnia de disco, uma parte importante disso diz respeito a questões que podem ser alteradas, permitindo dificultar o surgimento da hérnia”, afirma o especialista em tratamentos e prevenção da hérnia de disco e proprietário da Franquia Doutor Hérnia, Dr. André Pêgas.
4 dicas importantes para prevenir hérnia de disco
01 – Cuidado com a postura:
“A má postura é um dos principais fatores de risco para a hérnia de disco. A sobrecarga crônica nos discos intervertebrais causada por posturas inadequadas, como flexão excessiva ou torção da coluna, pode levar a um desgaste gradual do anel fibroso que envolve o disco, gerando o deslocamento”, afirma Dr. André Pegas.
02 – Pare de fumar:
“O tabagismo está associado à degeneração dos discos intervertebrais, pois os componentes tóxicos do tabaco, como a nicotina, enfraquece os discos, acelerando a degeneração natural causada pela idade, por isso, parar de fumar é um importante cuidado para prevenir a hérnia”, explica.
03 – Mantenha o peso adequado:
“O sobrepeso é um fator de risco para a hérnia de disco, pois o excesso de peso corporal gera uma carga mecânica adicional sobre as estruturas da coluna vertebral, particularmente nos discos intervertebrais lombares. Isso aumenta o risco de protrusão ou ruptura do disco, causando uma hérnia de disco”, ressalta Dr. André Pegas.
04 – Fuja do sedentarismo:
“A falta de atividade física regular causa uma redução da força e resistência dos músculos do tronco e das costas, criando um ambiente propício para a degeneração dos discos, enfraquecendo o anel fibroso e aumentando a probabilidade de protrusão ou ruptura do disco”, alerta.
05 – Técnicas preventivas profissionais:
“Também é possível buscar ajuda profissional para prevenir hérnia, em especial em casos onde há vários casos na família”.
“Por exemplo, na Doutor Hérnia, trabalhamos com um protocolo específico para prevenção de hérnia de disco, utilizando, em pacientes que não possuem comprometimento do disco intervertebral técnicas de ajustes biomecânicos precisos para preservar as funções de absorção e dissipação de forças na região, evitando futuras sobrecargas no disco”, afirma Dr. André Pegas.
Sobre o Dr. André Pêgas de Oliveira
O Dr. André Pêgas é graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista, Diplomado em Osteopatia pela Scientific European Federation of Osteopaths, especialista em osteopatia pela Universidade Castelo Branco e Fisioterapia Traumato-ortopédica e Desportiva pelo Instituto IBPEX, atuou como docente na UNIPAR, FARN, Escuela de Osteopatia de Madrid, Fisioterapeuta do Exército Brasileiro e proprietário da Franquia Doutor Hérnia, com mais de 130 unidades no Brasil.
Sobre o Dr. Laudelino Risso
O Dr. Laudelino Risso é graduado em fisioterapia, Formado em Avaliação e Tratamentos da Dor: Princípios e Prática da Medicina da dor por Harvard Medical School-Beth Israel Hospital , formado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid, especialista em Terapia Manual, Formado em Medicina Mente e Corpo pela Faculdade de Medicina de Harvard-Massgeneral, palestrante internacional e proprietário da Franquia Doutor Hérnia, com mais de 130 unidades no Brasil.
Sobre a Franquia Doutor Hérnia
A Franquia Doutor Hérnia possui mais de 130 unidades em 18 estados do Brasil com especialidades no atendimento de patologias da coluna vertebral, como hérnia de disco e problemas posturais, oferecendo desde diagnóstico a protocolos de tratamentos. A Franquia Doutor Hérnia reúne dois grandes especialistas em coluna, com mais de 45 anos de experiência, os fisioterapeutas Dr. André Pêgas e Dr. Laudelino Risso.