Reumatologista Cláudia G. Schainberg explica algumas hipóteses sobre a doença que atinge as articulações do corpo
A artrose é uma doença que causa o desgaste das cartilagens que envolvem as articulações com finalidade de proteger os ossos do corpo. Conforme essa cartilagem se rompe o ser humano fica com a sua mobilidade comprometida e sua qualidade de vida é afetada de forma reduzida. “Pode ser causada por obesidade, esportes e até mesmo por esforços físicos repetitivos” conta a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg.
Não há cura definitiva para essa doença. “Existem tratamentos para controlar as dores causadas pela artrose e para evitar que ela piore. Além desses tratamentos ajudarem com o conforto e alívio da dor, proporcionando uma vida melhor e diminuindo a perda da capacidade e mobilidade da pessoa” relata a reumatologista Cláudia G. Schainberg.
Esta doença aparenta alguns sinais e sintomas. “Rigidez, redução da mobilidade articular, inchaço, rangidos e estalos na articulação, dor nas articulações e perda da flexibilidade são alguns sintomas da artrose” diz Schainberg.
Confira alguns mitos e verdades sobre a artrose:
É possível evitar a artrose.
Mito. Não é possível evitar a artrose, porém é viável diagnosticá-la em sua fase inicial e começar o tratamento para que haja a redução das dores.
Artrite e artrose são a mesma coisa.
Mito. São duas doenças diferentes. A artrose causa o desgaste da articulação, já a artrite causa a inflamação da articulação.
Artrose não é doença de idoso.
Verdade. Embora a artrose atinja pessoas com a faixa etária com mais de 60 anos, ela pode afetar crianças, jovens e adultos.
Todo caso de artrose é necessário cirurgia.
Mito. Embora a artrose desgaste a articulação do osso, só é necessário realizar uma cirurgia em casos graves que precisam do realinhamento dos ossos.
Pessoas com artrose devem praticar atividade física.
Verdade. É importante que pessoas com artrose façam exercícios físicos, porém não deve ser de forma exagerada e inapropriada.
Sobre a Dra. Cláudia G. Schainberg
Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos.
Dra. Cláudia ainda declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo.
Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.
Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.