Pular para o conteúdo

Conheça as técnicas mais utilizadas em implantes dentários

Desde 1965, quando o médico sueco Per-Ingvar Brånemark definiu os princípios da osseointegração, os implantes passaram a fazer parte do dia a dia da área da saúde e apresentam uma constante evolução, graças a avanços tecnológicos. Aliás, a área da Implantodontia é uma das que mais traz novas técnicas, na atualidade, para facilitar a vida de dentistas e pacientes.

“O implante dentário substitui todas as funções de um dente natural e, com os cuidados corretos, dura por toda a vida”, afirma a cirurgiã-dentista Bruna Ghiraldini, Especialista em Implantodontia e Coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. “Isso é possível graças à alta tecnologia empregada no aprimoramento dos implantes”, conclui.

Um implante dentário é um dispositivo feito de titânio que substitui a raiz de um dente perdido. A escolha desse material acontece porque ele é biocompatível pelo organismo humano e, por isso, é possível a osseointegração, Ou seja, acontece uma união entre o titânio e o osso, que proporcionam a mesma firmeza, estabilidade e durabilidade que um dente natural teria.

Em tempo: quando o implante substitui a raiz do dente perdido, é necessário também instalar uma coroa dentária, que é a prótese que simula a parte visível do dente.

Veja, a seguir, as principais técnicas usadas por Implantodontistas, explicadas pela especialista:

  • Cirurgia tradicional: “A instalação de um implante é feita por meio de um procedimento simples, onde o dentista realiza o procedimento na arcada dentária do paciente   para a colocação do dispositivo, sendo que a incisão é feita a mão livre. “Neste caso, o dentista se guia por exames como radiografias da boca do paciente”, explica a Dra. Bruna.
  • Cirurgia Guiada: esta é uma técnica que torna a cirurgia de implantes mais rápida, precisa e indolor, dispensando pontos e eliminando cortes agressivos na gengiva. Tudo isso é possível graças ao grande avanço tecnológico nos sistemas de aquisição de imagens, com tomografias e scanners intraorais, bem como softwares de planejamento e impressoras 3D. “No método da cirurgia guiada, o dentista faz uma análise dos exames de imagem do paciente e cria, com a ajuda de um software, uma guia cirúrgica”, conta a especialista. “Esse molde impresso em 3D irá recobrir a mucosa da boca do paciente, deixando exposto só o ponto exato da incisão onde será colocado o implante, sem a necessidade de perfurações desnecessárias”, explica Bruna. “A técnica também praticamente elimina os inchaços, dores e sangramentos”, relata a especialista.
  • Carga Imediata: muitas vezes, a coroa não pode ser colocada logo que o implante é feito, já que o dispositivo precisa ter passado pelo processo de osseointegração, ficando fixo e estável na arcada dentária, o que em geral demora de dois a três meses para ocorrer. Porém, com a técnica da carga imediata é possível sair da cirurgia já com uma coroa provisória, de forma que implante e coroa são colocados na mesma sessão ou com um intervalo máximo de 48 horas. “Para que a carga imediata seja possível, o implante deve ter uma boa estabilidade primária, por isso, a cirurgia guiada é recomendada nesses casos, já que a perfuração terá o tamanho exato do implante”, recomenda a dentista. “Implantes de alta performance e com o potencial de acelerar a osseointegração também são bons aliados para garantir que essa técnica tenha excelentes resultados”, conclui.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.