Disputa acontece de 24 a 27 de agosto dentro da programação da Festa do Peão de Barretos, a maior da América Latina; evento começa no dia 17 de agosto e terá ainda as finais dos campeonatos da Professional Bull Riders (PBR Brasil) e da Liga Nacional de Rodeio
Em busca do título de campeão dos 30 anos do Barretos International Rodeo, atletas internacionais – norte-americanos e mexicanos –, além dos brasileiros, desembarcam na Festa do Peão de Barretos em 2023. A disputa acontece de 24 a 27 de agosto, dentro da programação do evento – o mais antigo do Brasil e primeiro a receber competições internacionais, entrando para o calendário do esporte mundial.
E, neste ano, atletas norte-americanos e mexicanos, além dos melhores ranqueados brasileiros, vão disputar a mais tradicional competição do País. Do México, estão confirmados três grandes atletas, Abelardo Gonzalez, da Sela Americana; Jonathan Estrada, do Bareback, e Hector Cardona, da Montaria em Touros.
Dos Estados Unidos estão confirmados quatro competidores renomados de montarias em touros. Entre eles, Maison Spain, atleta do Texas, que atualmente está entre os grandes nomes da PRCA (Professional Rodeo Cowboys Association) e que já registrou passagem por Barretos: em 2018, ele competiu no Rodeio Júnior, sendo uma grande revelação do torneio naquele ano.
Já Chase Dougherty, Andrew Alvidrez e Thomas Morthensen, também confirmados, estão entre as revelações da última temporada da PBR USA, quando disputaram a final, em maio deste ano, além da disputa de times do mesmo campeonato norte-americano.
Brasileiros com carreira internacional também voltam ao país para a disputa do Barretos International Rodeo neste ano. Entre eles, o atual campeão mundial de montarias em touros, Rafael de Brito. Ele venceu, em maio deste ano, o campeonato da PBR, que teve final realizada no Texas. Na disputa norte-americana, ele superou os maiores atletas do mundo na modalidade e conquistou a inédita “tríplice coroa”: campeão mundial, campeão da final e novato do ano.
Maurício Gulla Moreira é outro nome nacional que brilha lá fora e está confirmado: três vezes finalista do mundial e vivendo no Texas, ele vem em busca do sonho de vencer Barretos.
“Esses competidores vão se unir aos atletas do País que também se destacaram ao longo do ano nas competições nacionais. Por isso, o rodeio de Barretos se mantém em destaque no calendário mundial, agregando e revelando talentos. Barretos sempre foi uma porta de oportunidades para os competidores e, neste ano, esperamos uma disputa emocionante”, explica Marcos Abud, Diretor de Rodeio da Festa.
Abud afirma que os brasileiros participantes do Barretos International Rodeo são os melhores ranqueados dos campeonatos nacionais que integram a Confederação Nacional de Rodeio (CNAR).
No total, disputam a competição internacional 35 competidores de montarias em touros, 30 na modalidade cavalo cutiano, 5 na bareback e 5 na sela americana, além das provas cronometradas: Três Tambores e Team Penning.
Parceria Federação Mexicana de Rodeio
Já do México, por meio de uma parceria com a Federação Mexicana de Rodeio, Barretos receberá os campeões das modalidades montarias em touros, sela americana e bareback. Os classificados devem ser anunciados nos próximos dias.
Mais Rodeio
Além do Barretos International Rodeo, a Festa do Peão de Barretos já inicia sua programação com competições de rodeio e provas cronometradas.
De 17 a 20 de agosto, Barretos sedia a final do campeonato de montarias em touros da PBR Brazil, recebendo competidores ranqueados ao longo do ano para a grande final na Festa.
Já de 21 a 23 e 26 de agosto, a arena do Estádio de Rodeios recebe as montarias da final da LNR – Liga Nacional de Rodeio, que realiza etapas por todo Brasil. Os melhores colocados em Barretos são ainda classificados para o The American Rodeo, competição milionária que ocorre no Texas/Estados Unidos.
As provas cronometradas de Três Tambores e Team Penning ocorrem ao longo de todo o evento, com os melhores classificados para o Barretos International Rodeo.
No total, a Festa do Peão de Barretos 2023 deve distribuir premiações de mais de R$ 1 milhão entre os campeões.