Pular para o conteúdo

Intolerância ao glúten agora tem solução

Chega ao Brasil a Tolerase® G, primeira enzima capaz de atuar na quebra do glúten residual no organismo, evitando o desconforto abdominal


São Paulo, fevereiro de 2023 – Recém-lançada no Brasil, a primeira e única enzima cientificamente comprovada para auxiliar na digestão do glúten, passa a ser uma opção para pessoas sensíveis ao componente. Desenvolvida pela DSM, empresa global baseada em Saúde, Nutrição e Biociência, a Tolerase® G atua na quebra do aminoácido prolina, presente no glúten, e está disponível em formato de cápsulas.

“Até então, a única alternativa era retirar a proteína do dia a dia, o que pode ser um desafio, especialmente na alimentação fora do lar. Estudos mostram que, mesmo adotando uma dieta restritiva, a ingestão não intencional pode variar de 200 a 3.000 mg/dia, dependendo da rigidez seguida. Essa é uma tecnologia inovadora, capaz de quebrar a prolina, substância de difícil digestão para o organismo, proporcionando mais qualidade de vida”, explica Giovani Saggioro, vice-presidente na América Latina para o negócio de Health, Nutrition and Care da DSM.

Estima-se que 20% da população mundial apresente sensibilidade a essa proteína, tendo sido mais relatada nos últimos dois anos que a lactose, como apontam dados do estudo “Entendendo a saúde digestiva em 2021”, elaborado pela FMCG GURUS. No Brasil, cerca de 2 milhões sofrem com a restrição. O glúten está presente no trigo, na cevada e no centeio, sendo utilizado para dar formato, resistência e textura aos alimentos. Ele pode ser encontrado em pães, bolos, sorvetes, cereais, aveias, massas em geral e até mesmo em carnes processadas, molhos e produtos de confeitaria.

Os sintomas da intolerância podem variar entre distensão abdominal, inchaço, gases, fezes escuras e diarreia. Eles se diferem da alergia, que interfere diretamente na absorção de nutrientes essenciais. Para evitar o desconforto, duas cápsulas antes do consumo de alimentos com glúten são suficientes. A dose deve ser ajustada de acordo com o nível de intolerância e quantidade da refeição consumida. O suplemento não é indicado para crianças e lactantes e não é utilizado para tratar ou prevenir a celíase. A enzima está presente no Glutezym®, da fabricante Maxinutri, que pode ser encontrado em farmácias de todo o país.

Glutezym é o primeiro suplemento disponível no país com a tecnologia da enzima Tolerase® G

Sobre a Maxinutri

A Maxinutri é uma empresa nacional que atua desde 2007 no mercado de suplementos alimentares, com um portfólio diversificado para a saúde, beleza, bem-estar e energia, tem o propósito de contribuir para a qualidade de vida das pessoas. A Maxinutri se destaca por suas certificações de qualidade como FSSC 22000 e iniciativas ambientais como energia solar, selos ‘eu reciclo’ e FSC. Sua planta fabril é referência no mercado, projetada de acordo com a Anvisa (BPF) e FDA. Com forte atuação no Canal Farma a empresa está entre as maiores do segmento, com distribuição em todo território nacional e exportação para Ásia, Oriente Médio e América Central.

Sobre a DSM

A DSM é uma empresa global motivada por propósitos em Saúde, Nutrição e Biociência, aplicando a ciência para melhorar a saúde das pessoas, dos animais e do planeta. O propósito da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. Os produtos e as soluções da DSM abordam alguns dos maiores desafios do mundo, ao mesmo tempo em que criam valor econômico, ambiental e social para todos os públicos de interesse – clientes, colaboradores, acionistas e a sociedade em geral. A empresa foi fundada em 1902 e está listada na Euronext Amsterdam. Mais informações podem ser encontradas no site.