Pais buscam alternativas eficazes para suas crianças
O período de volta as aulas é aquela animação para os pequenos, poder reencontrar os amigos, professores, e ficar por dentro das novidades é o que todos esperam ansiosamente. Mas a volta do ano letivo também traz outra preocupação para os pais: os temidos piolhos.
Apesar de serem comuns na idade escolar, é possível preveni-los com cuidados simples. É o que revela o pediatra Dr. Antonio Turner, consultor da farmacêutica Lupin/MedQuímica.
“Com a volta as aulas aumentam os casos de pediculose – nome científico para piolho – nos consultórios pediátricos. Ele está presente em todas as creches e escolas, e não existe um tratamento preventivo para o caso”.
O médico explica que o tratamento é cada vez mais difícil, porque os piolhos se tornaram resistentes a medicamentos, shampoos e loções capilares. Sendo que essas substâncias provocam alergia nas crianças, são tóxicas e inseticidas, em alguns casos.
O pediatra traz algumas dicas de prevenção:
1. Examine com frequência a cabeça das crianças
2. Não compartilhe itens que tocam a cabeça
3. Utilize pente com frequência
4. Use cabelos presos na escola
Tratamento
Segundo o Dr. Antonio Turner o mais moderno e eficaz tratamento é a Dimeticona Tópica. “Um silicone de alta densidade que envolve os piolhos, eliminando-os por asfixia e desidratação. É muito seguro, até para os alérgicos, indicado para crianças a partir de seis meses de vida. A solução pode ser encontrada nas maiores redes de farmácia do Brasil”, explica.
O médico orienta aos pais aplicarem esta solução nos cabelos das crianças secos à noite, e retirar pela manhã, após oito horas, lavando a cabeça. Deve se repetir esse procedimento uma semana após.
“Com esse tratamento podemos eliminar os piolhos com segurança, evitando coceiras, insônias, irritabilidade, ferimentos no couro cabeludo e o constrangimento nas crianças que uma infeção de piolhos ocasiona.