Observamos mais uma vez os japoneses dando uma lição de cidadania na Copa do Mundo do Qatar ao recolherem o lixo das arquibancadas após os jogos deste Mundial.
Foto: Freepik
Pensando nisso, o Cada Casa Um Caso, referência em conteúdos sobre limpeza e organização, conversou com uma influenciadora que mora no exterior para entender melhor os hábitos e costumes de cada país participantes da Copa do Mundo de 2022.
Elizabeth Werneck, influenciadora digital entrevistada, afirma que os europeus não utilizam tanto a água como os brasileiros na limpeza da casa, e preferem utilizar panos úmidos e específicos para cada tipo de móvel.
Também não há ralos nos banheiros e nem tanque nas lavanderias, o que dificulta ainda mais o uso de água na limpeza.
Já os banheiros japoneses são famosos por terem vasos sanitários inteligentes, que possuem duchas e aquecimento. Além disso, outra curiosidade é que geralmente a máquina de lavar roupas é instalada ao lado da pia e muitos banheiros possuem o ofurô (banheira).
Uma pesquisa alemã ainda revelou que os brasileiros estão no topo da lista dos países mais preocupados com a limpeza da casa, juntamente com os Poloneses. A pesquisa mostrou também que os americanos se preocupam mais com a limpeza do que os europeus.
Nos Estados Unidos, a maioria das pessoas utilizam lavanderias self-service que possuem máquinas de lavar e secar roupas.
A Argentina, campeã da Copa do Mundo deste ano, é um dos países que mais se preocupa em ter uma casa limpa e organizada. Pouco menos de 60% dos argentinos gastam mais de três horas por semana na limpeza, 10% das famílias gastam 10 ou mais horas limpando, e o uso de detergentes é muito comum.
De acordo com terapeutas e estudos científicos, a limpeza da casa é sinônimo de saúde e bem-estar.
Alguns dos benefícios de ter uma casa arrumada e limpa são:
- Melhora a produtividade
- Melhora o humor
- Contribui para uma melhora na qualidade de sono
- Otimiza espaços na casa
- Proporciona equilíbrio emocional