Instrutor do curso de Técnico em Enfermagem do Senac Goiás, Adriano Guimarães, explica que hidratação é a opção mais fácil e barata para essa época
Se você mora em uma região que está sofrendo com os efeitos do tempo seco, esse texto foi escrito especialmente para você. Garganta irritada, tosse seca, boca rachada, pele áspera e desconforto nos olhos e nariz, esses são alguns dos efeitos que o período de baixa umidade pode provocar na saúde humana.
O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) afirmou, no dia 16 de agosto, que a região Centro-Oeste, por exemplo, entrou em estado de alerta por causa da baixa umidade do ar. O alerta laranja indica que os índices de umidade estão variando entre 12% e 20%, aumentando os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde como complicações alérgicas e respiratórias.
De acordo com o instrutor do curso de Técnico em Enfermagem do Senac Goiás, Adriano Guimarães, nesse período do ano é provável que as pessoas sofram mais com o ressecamento das vias aéreas, e isso cria uma atmosfera própria para o aparecimento de resfriados, gripes, dor na garganta e demais incômodos.
“Nesse período do ano temos as famosas doenças das ites, que são sinusite, bronquiolite e faringite, por exemplo. Além disso, o tempo seco agrava as doenças das nossas vias respiratórias inferiores, propriamente o pulmão, como a asma e d.p.o.c (doença pulmonar obstrutiva crônica)”, explica o profissional.
Contudo, com os cuidados certos é possível amenizar os desconfortos e prevenir as doenças deste período do ano. Conforme Adriano Guimarães, a hidratação é a opção mais fácil e barata para garantir a saúde no tempo seco.
“A melhor forma da gente prevenirmos ou amenizarmos os sintomas da baixa umidade é a hidratação via oral, e quando falamos da hidratação líquida, não estamos falando de líquidos com conservantes, mas sim, literalmente, de água. Da mesma forma é importante a hidratação a base de creme, praticar atividades físicas que envolvem água, lavar as mãos após sair de um ambiente e ir para o outro e a alimentação saudável”, ressalta o instrutor do curso de Técnico em Enfermagem do Senac Goiás.
Para ficar saudável durante essa temporada é necessário seguir alguns cuidados preventivos básicos. Veja as nossas dicas:
- Não realize atividades físicas de alta intensidade entre 11h e 15h
- Utilize recursos para manter o ar dos cômodos úmidos. Pode ser um vaporizador, um recipiente cheio de água ou um aparelho umidificador
- Beba ao menos 2 litros de água por dia
- Não aglomerar em locais fechados
- Caso sinta necessidade, aplique um pouco de soro fisiológico nas narinas
- Deixe as janelas bem abertas para facilitar a circulação do ar
CLIQUE AQUI e confira a entrevista completa.