Durante treinos intensos, é comum utilizar a suplementação para conseguir melhores resultados; confira qual é o momento de ingerir cada suplemento
Durante o período de treinos, é preciso manter uma boa alimentação para alcançar os resultados desejados. Para auxiliar nesse processo, também é possível complementar a rotina de dieta e exercícios com suplementação para alcançar a quantidade de determinados nutrientes necessários para atingir o shape desejado.
Vale ressaltar que qualquer suplementação deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista, para maior eficiência. Separamos alguns dos suplementos mais comuns utilizados em cada período de treino, seus benefícios e quando devem ser tomados. Confira:
Cafeína
A cafeína pode ser encontrada em comprimidos, e sua função é aumentar o foco e a disposição para fazer exercícios; além disso, sua capacidade termogênica ajuda a queimar calorias mais rápido. Seu consumo deve ser feito antes do treino, em média de 15 a 30 minutos antes. O suplemento pode ser substituído por uma xícara de café, embora dessa forma a concentração de cafeína seja menor do que no comprimido de suplemento.
BCAA
O BCAA é formado por uma cadeia ramificada de aminoácidos (leucina, isoleucina e valina), e esses aminoácidos estão presentes em fontes de proteínas como ovos, peixes, carnes e derivados do leite. Sua função muda dependendo do momento em que o suplemento é ingerido. Antes do treino, 30 minutos antes, contribui para evitar catabolismo, perda de massa muscular, ao invés da queima de gordura, e construção de fibras nos músculos. Tomar o suplemento após o treino faz com que o corpo tenha auxílio na recuperação muscular, reduzindo o tempo de fadiga.
Whey protein
O famoso whey é uma proteína derivada do soro do leite, e seu valor nutricional está em aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo, portanto só é possível obter essas substâncias através da alimentação ou suplementação. A estrutura dessa proteína é mais simples e fácil de ser absorvida pelo organismo, o que rende um efeito no corpo mais rápido. A principal função dessa proteína é de recuperação e crescimento muscular, portanto deve ser tomada após os treinos. Lembrando que, no caso deste suplemento, não deve ser ultrapassada a marca de 1,2 g por quilo corporal.
Creatina
A creatina foi longamente estudada e comprovada sua eficiência como suplemento para melhora de performance durante os treinamentos. A creatina é uma substância produzida naturalmente nos rins e no fígado, e sua função é fornecer energia para os músculos, aumentar o desenvolvimento de fibras musculares e prevenir o risco de lesões. É muito comum atletas utilizarem creatina mono-hidratada como suplemento, pois é de fácil absorção pelo organismo e seu efeito é acumulativo ao longo do tempo. Deve sempre ser ingerida após o treino em quantidades que não ultrapassem 5 g diários por, no máximo, 3 meses.