Saber a safra e estar atento aos locais de compra são pontos primordiais para economizar na sua alimentação saudável
Manter hábitos alimentares saudáveis traz diversos benefícios para o nosso corpo. Controlar os alimentos que ingerimos pode ser uma alternativa não só para a saúde, mas também para o nosso bolso.
De acordo com levantamento realizado pelo Portal 360, os gastos com alimentos representam o equivalente a 50,9% do salário mínimo, ou seja, uma pessoa que vive apenas com isso gasta a maior parte de seu salário com alimentação.
Além desse cenário, o levantamento apontou que o custo médio de alimentos fora de casa, ou seja, em restaurantes e afins, é de R$ 39,47; então, supondo que uma pessoa receba um salário mínimo e coma fora pelo menos uma vez por semana, ela iria gastar cerca de R$ 700, o que representa ao todo 64% do salário.
Diante desses dados, economizar na hora de fazer a compra de mercado é fundamental para suas finanças, pois o dinheiro que sobra pode ser utilizado em outras dívidas. Claro que é difícil economizar, devido aos produtos industrializados, que, via de regra, são mais caros.
Como manter uma alimentação saudável sem gastar tanto?
1 – Planeje o local em que irá comprar
O primeiro passo para você ter uma alimentação mais saudável é ingerir frutas, legumes e alimentos com baixa taxa de açúcar e sal. Os vegetais para seu consumo podem ser comprados em feiras de rua, pois nesses locais os produtos são mais baratos do que em mercados convencionais.
2- Planeje o seu cardápio da semana
Caso você priorize esses alimentos naturais não industrializados, deve ficar atento ao prazo de conservação deles, que geralmente são menores. Por isso, uma alternativa bacana para você controlar as compras é realizar um planejamento de cardápio semanal, no qual você compra apenas os produtos que irá cozinhar durante a semana.
3 – Se atente às épocas do ano
É importante que as pessoas se atentem às épocas do ano, pois isso influencia na qualidade dos alimentos naturais. O solo e as condições climáticas interferem nos produtos, portanto verifique a época para comprar determinadas frutas e legumes.
O certo é priorizar alimentos em determinadas épocas do ano. O CEASA, centro de distribuição de legumes em São Paulo, divulga informações sobre safras de legumes e frutas.
4 – Invista em utensílios domésticos de qualidade
Outra forma de economizar em alimentos é investir em equipamentos para otimizar o preparo. Você pode escolher a opção de gás encanado de uma distribuidora de gás, além de fogões elétricos, que consomem menos.