Quem tem que usar a SP-413, Rodovia Norival Pereira de Mattos (estrada da Volta Grande) não acredita muito em promessas, no entanto de acordo com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) Clodoaldo Pelissioni, as obras na via que liga a Assis Chateaubriand à divisa com Minas Gerais começam no mês de novembro deste ano.
Antes o DER anunciava o conserto da estrada financiada com recursos de um financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), porém os constantes reclames da população gerando dezenas de reportagens na mídia regional, o departamento entendeu a necessidade da urgência da obra.
Na quarta feira, dia 28, estiveram no gabinete do superintendente em São Paulo o deputado estadual, Roberto Engler e o vereador guairense, José Reginaldo Moreti, ambos do PSDB e eles receberam a notícia sobre a mudança no custeio da obra, que agora deverá ter seus R$ 28 milhões arcados com verbas do governo de Estado. De acordo com informações do DER o cronograma depende do bom andamento dos processos legais de licitação. A publicação da concorrência pública para a obra está prevista para julho.
A reclamação quanto a SP-425, rodovia Assis Chaeaubriand, no trecho de Guaíra a Barretos surge quanto a falta de terceira faixa de rolamento, ou seja o acostamento, que não é pavimentado e em alguns pontos o degrau do asfalto para a terra é de mais de 30 centímetros. Esta irregularidade na pista já causou capotamentos e outros tipos de acidentes.
Há promessas também para esta estrada, porém esta foram feitas pelo próprio governador, Geraldo Alckmin que em visita a São José do Rio Preto anunciou melhorias na pista, partindo daquela cidade até Miguelópolis. Um investimento de R$ 300 milhões que incluem recapeamento, faixas adicionais e pavimentação de acostamentos, além de dois trechos de duplicação em trechos urbanos em Rio Preto (12 quilômetros) e Barretos (10 quilômetros). No total, são melhorias em 156 quilômetros da via. As obras serão realizadas em etapas e a primeira será entre São José do Rio Preto e Guapiaçu, com início previsto para entre abril e maio.
Os editais de concorrência para as obras na região de Guaíra devem ser publicados em breve, possivelmente antes de agosto. Parte dos recursos será obtida por meio de financiamento do Banco Mundial (BIRD).
Paulo Rodrigues – Mtb-31768