A fobia envolve uma sensação de perigo ou o medo de sofrer algum dano que não é proporcional à situação
Você tem medo exagerado de alguma coisa? Acha que esse medo está prejudicando a sua vida? Neste episódio a Dra. Karina Calderoni dará mais detalhes sobre o assunto.
Fobia é um medo irracional e excessivo de um objeto ou uma situação. A fobia envolve uma sensação de perigo ou o medo de sofrer algum dano que não é proporcional à situação. É muito diferente do medo comum, que é uma emoção natural do ser humano e dos animais que ajuda na preservação das espécies. Os sintomas relacionados a fobia podem ocorrer quando a pessoa se expõe ao objeto ou situação temida ou simplesmente pelo pensamento sobre esse objeto do medo.
Os sintomas típicos associados às fobias são sintomas de ansiedade, como:
- Tontura, tremores e aumento da frequência cardíaca
- Falta de ar
- Náuseas
- Medo de morrer
- Preocupação com o objeto temido
Em alguns casos, esses sintomas podem tomar a proporção de um ataque de pânico. Podemos dividir as fobias em três categorias principais: fobia social, agorafobia e fobias específicas, como:
- Fobia Social: É um medo e uma ansiedade muito grande em situações sociais.
- Agorafobia: É o medo de ficar preso em uma situação em que seria difícil ou embaraçoso escapar.
- Fobias específicas: Envolvem o medo intenso e irracional de um objeto ou situação específica.
Se você acha que pode estar sofrendo de algum desses tipos de fobia, não deixe de procurar tratamento com um médico psiquiatra e um psicólogo. Você pode melhorar muito sua qualidade de vida. Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.
Fonte: Brasil 61