Com temperaturas abaixo de 10ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), algumas regiões brasileiras não convencionais prometem se tornar ideais para aproveitar a estação mais fria do ano
O mês de junho marca o início da estação mais fria do ano em todo o país, época que coincide com o recesso escolar de encerramento do semestre, e o número de viagens cresce entre as famílias.
Aproveitando a onda de frio característica do inverno, que, apesar de começar oficialmente apenas em 21 de junho, já pode ser sentida em alguns lugares do país ainda no fim do outono, a 123milhas selecionou três destinos para aproveitar viagens pouco convencionais.
Serra da Mantiqueira
A Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se espalha pelos estados de São Paulo (30%), Minas Gerais (60%) e Rio de Janeiro (10%). De acordo com o Comitê das Bacias Hidrográficas, o maciço rochoso possui aproximadamente 500 km de extensão.
O cenário montanhês tem início nas proximidades da cidade de Bragança Paulista e vai seguindo em direção ao leste, abrangendo três estados do Sudeste brasileiro.
Ao todo, a Serra abriga mais de 14 cidades, e as mais procuradas pelos turistas são: Campos do Jordão, São Francisco Xavier e São Bento do Sapucaí, em São Paulo; Monte Verde, Gonçalves, Aiuruoca, Itamonte e Delfim Moreira, em Minas Gerais; Itatiaia e Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.
O ponto mais alto, e também mais frio da Serra, é a Pedra da Mina, com cerca de 2.800 m de altitude. O cume forma o ponto tríplice das divisas do município mineiro de Passa Quatro e dos paulistas de Lavrinhas e Queluz.
Para os turistas, é possível realizar atividades voltadas para o ecoturismo, tendo em vista que essa é uma das mais extensas Áreas de Proteção Ambiental já declaradas pelo governo brasileiro, abrigando o bioma da Mata Atlântica.
Outro destino na Serra da Mantiqueira que propicia passeios turísticos durante o inverno é São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, vizinha a Campos do Jordão.
Embora seja uma cidade tipicamente interiorana, ela oferece boas opções de hospedagem para os visitantes, como a Pousada Quilombo, que dispõe de boa localização, infraestrutura e bom custo-benefício para atender seus hóspedes com qualidade.
O município mineiro de Gonçalves também é uma das opções de destinos para aproveitar o inverno. Cercado por florestas de araucárias e pinheiros, o local reserva muitas atrações em meio à natureza, além de cafés, restaurantes, lojas e ateliês que movimentam a economia turística da cidade.
Ademais, oferece algumas opções para os visitantes, como a Pousada Cabanas do Mundo, localizada a cerca de 3 km do centro da cidade, com bom custo em relação às comodidades oferecidas aos hóspedes.
Parque Nacional do Caparaó
O Parque Nacional do Caparaó está localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e será mais uma opção entre os lugares frios para visitar no Brasil durante o inverno.
O destino é ideal para os adeptos do montanhismo, uma vez que a cidade abriga o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2.892 m de altitude. Trilhas, cachoeiras e piscinas naturais também fazem parte das inúmeras paisagens lindas da região.
Existem também áreas destinadas a acampamento, com acesso pelas portarias Alto Caparaó, em MG, e pela portaria de Pedra Menina, no ES.
A cidade mineira ainda oferece outros atrativos turísticos, e para os visitantes que buscam uma estada mais longa, a 123milhas faz indicações de hospedagem, como a Pousada Recanto da Lua.
Serra Catarinense
A Serra Catarinense é uma área localizada no estado de Santa Catarina. A apenas 100 km de distância do litoral, a região é composta de montanhas que ultrapassam os mil metros e tem clima subtropical de altitude. Ali encontra-se o ponto mais alto do estado, o Morro da Boa Vista, entre os municípios de Urubici e Bom Retiro, com uma altitude de 1.827 m.
Situado na Região Sul, que costuma registrar as temperaturas mais baixas do Brasil, embora não seja um destino convencional, é um dos melhores para quem busca experiências diferentes durante o inverno.
Um grande número de turistas visita a serra nesta época para conhecer a neve e as paisagens congelantes que costumam se formar no local nos dias mais frios.
De acordo com o site de turismo de Santa Catarina, na contagem total, 17 municípios integram essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes, mas Lages é a grande exceção.
A cidade, que fica no topo do Planalto Serrano, possui cerca de 150 mil moradores e foi uma das pioneiras do ramo de hotéis-fazenda no país. Para quem busca hospedagem, a 123milhas indica o Villa Apart Hotel, que dispõe de excelente localização.
O estabelecimento fica a 3 km de distância do Teatro Municipal Marajoara e do Memorial Nereu Ramos e a aproximadamente dez minutos de carro da Praça Papa João Paulo II. O café da manhã de cortesia é servido diariamente, entre 6h30 e 10h.
Em algumas cidades da Serra Catarinense, como São Joaquim, neva, e o evento atrai turistas, bem como as cachoeiras de Urupema, que congelam com as baixas temperaturas.
Urubici também é um destino muito procurado para o ecoturismo, uma vez que oferece atrações bem completas, como a Cascata Véu da Noiva, assim como boas hospedagens, como o Urubici Park Hotel, situado na principal avenida da cidade, a Av. Adolfo Konder.
O hotel está localizado a 30 km do Morro da Igreja, ponto habitado mais alto da Região Sul (1.822 m), onde foi registrada a menor temperatura do Brasil, -17,8 ºC, em 1996. Esse hotel é uma boa recomendação para quem deseja aproveitar o frio da região.
O Conexão123, plataforma de notícias e dicas da 123milhas, apresenta conteúdos informativos sobre o turismo no Brasil e no mundo, ajudando os viajantes a decidir e a planejar suas próximas viagens. No site você pode descobrir mais indicações sobre diversos destinos.