Especialista explica a importância da atividade física para ter uma vida melhor
As dores nos pés, tornozelos e joelhos podem ser um grande problema para a população brasileira. E devido a essas dores, muitas pessoas acabam abrindo mão de realizar atividades físicas de forma regular. Seja por falta de informação ou auxílio médico, a maioria deixa os exercícios de lado ao sentir dores nos membros inferiores.
Segundo a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos” realizada pela empresa Pés Sem Dor, cerca de 80% dos homens e 86% das mulheres dizem ter a prática de exercícios aeróbicos prejudicada em algum nível por dores – até mesmo atividades mais simples como caminhada ou musculação.
De acordo com o especialista Mateus Martinez, diretor de fisioterapia da empresa Pés Sem Dor, as pessoas que sentem dores não devem deixar de praticar suas atividades físicas. No entanto, é preciso se atentar a essas dores e buscar o auxílio de um profissional.
“É necessário manter o corpo em movimento, mesmo que você tenha alguma dor ou desconforto, é possível encontrar algum tipo e nível de atividade física que possa ser feita sem dor. Todo exercício deve ser feito de forma orientada e progressiva, por um bom profissional” alerta Mateus Martinez.
O exercício de forma orientada e realizada com segurança, ajuda a tratar, cuidar e prevenir dores e desconfortos. Seja uma simples caminhada ou a musculação, ambas têm o poder de promover diversos benefícios, como: aumento da força muscular, combate ao estresse, a depressão, auxílio na prevenção de doenças cardíacas e diabetes.