Pular para o conteúdo

Adria ensina como fazer Spaghettoni alla Puttanesca e revela curiosidade sobre o molho

Simples de fazer, a receita conta com ingredientes em conserva. Adria ensina ainda como harmonizar o prato com vinhos

Cada detalhe faz diferença durante o preparo de uma receita. Selecionar o melhor tipo de massa e ingredientes de qualidade é fundamental. De origem italiana e 70 anos de história, a Adria, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, é especialista no assunto. Por isso, ensina como fazer o irresistível Spaghettoni alla Puttanesca, um prato típico da Itália, cujo preparo surpreende pela facilidade.

A receita leva o Spaghettoni, novidade da linha Adria Grano Duro, que possui corte um pouco mais grosso que o Spaghetti tradicional. É ideal para molhos mais encorpados, como o Puttanesca, que, além de tomates frescos, leva aliches (ou anchovas), alcaparras em conserva, azeite de oliva e azeitonas pretas.

Original de Nápoles, mas muito popular em Roma, o molho Puttanesca teria sido criado por uma prostituta. No fim do expediente, muito faminta, ela teria cozinhado a massa e adicionado os ingredientes que tinha na cozinha. Daí, nasceu esta obra prima, de fácil preparo, mas cheia de sabor.

O Spaghettoni se destaca por ser feito com trigo especial, importado de regiões de clima mais frio. É por isso que os cortes da linha Adria Grano Duro proporcionam uma experiência diferenciada, garantindo resultado al dente e sabor irresistível. Para deixar a experiência ainda melhor, harmonize a massa com vinhos brancos frescos, com um toque mineral, como o Frascatti, originário da cidade homônima, perto de Roma. Produzido com uvas autóctones, como Malvasia del Lasio e Trebbiano, o Frascatti é leve e fresco, harmonizando bem com este prato, que tem um toque salgado devido à presença das alcaparras, do aliche e das azeitonas. Sirva o vinho bem gelado.

Confira abaixo o modo de preparo e bom apetite!

Spaghettoni alla Puttanesca

Ingredientes:

500 g de Spaghettoni Adria Grano Duro
4 tomates picados sem pele ou 1 lata de tomate pelado
3 dentes de alho amassados
1/2 xícaras de chá de azeitonas pretas picadas
40 g de filés de aliche ou anchova em conserva
1/2 xícara de chá de salsinha picada
1/2 unidade de pimenta vermelha picada sem sementes
1/4 xícara de chá de azeite de oliva
1 colher de sobremesa de alcaparras em conserva

Modo de Preparo:

– Cozinhe o Spaghettoni Adria Grano Duro em água fervente, conforme as instruções da embalagem, até ficar al dente;
– Refogue o alho, a pimenta e o aliche no azeite até o pescado praticamente derreter;
– Acrescente as azeitonas pretas e refogue por 1 minuto;
– Acrescente os tomates e 1/2 xícara (chá) de água e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo brando. Se usar tomate pelado em lata, não há necessidade de acrescentar água. Neste caso, bastará cozinhar o molho por 3 minutos;
– Em uma travessa, despeje o molho por cimada massa e acrescente as alcaparras e a salsinha picada ou outra erva fresca, como tomilho.

Acesse também o site www.adria.com.br e siga a marca nas redes sociais:

Facebook:www.facebook.com/adriaalimentos

Instagram:www.instagram.com/adriaalimentos

Youtube:www.youtube.com/channel/UCDZrwAxD6sbd-maqGR9P00Q

Sobre a Adria

A Adria é uma das principais marcas de massas, biscoitos e torradas do país. Pertencente ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, atua principalmente na região Sudeste. Presente no mercado brasileiro desde 1951 possui mais de 80 tipos de produtos (massas, biscoitos e torradas) e linhas reconhecidas pelo consumidor final como Grano Duro, Tortinhas, Plugados e Adria Plus Life.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todo o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit Food, Smart, Taste& Co e Frontera, expandindo sua posição no mercado de healthyfood.

Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 15 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.