Marajoara revela esse segredo e te dá o passo a passo dessa bebida supercremosa, que faz muito sucesso em requintadas cafeterias
Não adianta a marca do produto, parece ser impossível obter em casa o mesmo cappuccino cremoso que tomamos em requintadas cafeterias. Pensando nisso, a Marajoara Laticínios, com a ajuda da chef e confeiteira Raianna Amaral, decidiu revelar esse precioso segredo culinário.
Para se obter a textura e cremosidade semelhante a uma mousse, o grande segredo, segundo explica Raianna, é a forma como se mistura os ingredientes, usando uma batedeira. “Juntando o açúcar, o café solúvel e água quente, com a batedeira você consegue atingir facilmente um textura mais cremosa e firme”, conta a confeiteira. No vídeo já disponível nas redes sociais da Marajoara, ela também ensina a como incrementar esse cappuccino com chocolate meio amargo.
Considerado o primo chic do nosso tradicional cafezinho, o cappuccino tem sua origem na Itália, e segundo diz a lenda, a bebida teria nascido das mãos de um monge franciscano, entre os séculos XVI e XVII, Marco D’Aviano, que como muitos italianos na época, resistia à invasão Islâmica na Europa. Em uma dessas batalhas, o exército italiano impediu a entrada dos invasores no país, que em sua rápida fuga, deixaram para trás diversas sacas de café.
O grão não era lá muito apreciado pelos italianos, devido ao seu amargor excessivo. Mas para aproveitar a prenda deixada pelos inimigos, o monge D’Aviano resolveu misturar o pó dos grãos com leite e mel. E assim, meio sem querer, surgiu o cappuccino, nome este que é uma homenagem ao seu criador, já que cappucio significa capuz e ino, um sufixo de diminutivo, fazendo uma clara referência às vestes do monge franciscano.
Retomando este ano sua parceria com o grupo de laticínios, Raianna Amaral acaba de gravar mais vídeos para as redes sociais da empresa (@marajoaralaticinios), que sempre traz em seus perfis no Instagram e no Facebook muitas dicas valiosas de culinária e saúde.
Confira a seguir a receita desse delicioso cappuccino
Ingredientes
– Um colher de sopa de chocolate meio amargo em pó
– 15 gramas de café solúvel
– 120 gramas de açúcar cristal
– 200 ml de água quente
– 200 ml de leite integral Marajoara
Preparo: derreta o chocolate em pó e coloque num copinho de café de plástico e deixe esfriar até endurecer. Depois misture numa batedeira o café, o açúcar cristal e água quente e bata em velocidade máxima até obter uma textura homogênea e bem cremosa. Coloque o copinho de chocolate, já endurecido, numa caneca ou xícara grande, e dentro copinho coloque a mistura feita na batedeira. Logo em seguida despeje o leite Marajoara bem quente até encher a caneca. Misture com uma colher de chá e aí é só apreciar.