Pular para o conteúdo

Guia de imunização ajuda pacientes de risco a manter carteira de vacinação em dia

A pandemia tem sido especialmente assustadora para pessoas com o sistema imunológico comprometido. Agora, com a variante Ômicron e o recente surto do vírus influenza, milhares de brasileiros que estão enfraquecidos devido ao tratamento de câncer, distúrbios autoimunes e transplantes, entre outras condições, precisam redobrar as atenções mais uma vez. Manter a carteira de vacinação atualizada é uma das medidas fundamentais para garantir a imunidade de doenças que possam agravar o quadro do paciente, no caso de uma infecção de covid-19.

Para quem tem dúvidas de como cumprir o calendário de vacinação, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), criou o Guia de Recomendações para Imunização de Paciente de Risco. O material está disponível gratuitamente e fornece orientações como: quais vacinas estão disponíveis para pessoas de risco e onde encontrá-las; quais são os critérios para ser considerado grupo de risco; e possível necessidade de familiares também serem vacinados.

De acordo com Marlene Oliveira, presidente do LAL, a imunização pode reduzir o surgimento de doenças e o risco de mortalidade nesse grupo. “Pacientes vacinados contra a influenza tiveram uma redução de 25% nas mortes por diferentes causas. O número de infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) também foi reduzido entre as pessoas que foram imunizadas” explica.

O guia traz a lista de quais são as vacinas recomendadas e quais as contraindicadas para pessoas com diabetes, cardiopatia e/ou pneumopatia crônica, câncer ou em uso de medicamentos imunossupressores. “A vacinação é essencial porque evita infecções imunopreveníveis e o risco de descompensar o quadro clínico desses pacientes, devido ao adoecimento”, informa Juarez Cunha, presidente da SBIm.

O material também fornece orientações sobre os locais para se vacinar com segurança, como os CRIEs (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais); informações sobre como se preparar para receber a imunização; como utilizar melhor o SUS (Sistema Único de Saúde) ou o plano de saúde; e onde achar informações confiáveis na internet.

Para saber mais consulte o guia clicando aqui.

A página http://www.semanadaimunizacao.com.br/, no site do Instituto LAL, também traz informações sobre temas de interesse da população, no cenário da imunização.

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.