São Paulo Orgânico foi desenvolvido em parceria entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente
O mercado de produtos orgânicos ganhou um reforço importante do Governo do Estado com o lançamento do Projeto São Paulo Orgânico, nesta terça, 5.
Desenvolvido pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, o programa incentiva a agricultura orgânica, com redução de insumos químicos e, consequentemente, oferta de produtos mais seguros e saudáveis.
“Hoje nós estamos dando um passo muito importante pra fortalecer a agricultura orgânica em São Paulo. Produtos certificados que não tem agrotóxicos, que garantem saúde das pessoas, agregam valor e melhoraram a renda do pequeno agricultor do Estado de São Paulo”, disse o governador Geraldo Alckmin.
O programa viabilizará o período de transição do sistema produtivo convencional para o orgânico, propondo inovações tecnológicas que diminuam o consumo de insumos químicos.
O procedimento será feito por uma linha exclusiva de financiamento para agricultura orgânica, que permite o acesso aos recursos necessários para a implantação de culturas orgânicas.
Para o secretario Bruno Covas, o projeto ratifica a importância da certificação dos produtos orgânicos para “ampliar, proteger, difundir e educar as pessoas para a agricultura orgânica”.
O teto de financiamento é de até R$ 100 mil por agricultor, pessoa física ou jurídica, e de até R$ 400 mil por cooperativa ou associação de agricultores.
O prazo de pagamento é de até 7 anos, inclusa a carência de até 4 anos. O encargo financeiro é de 3% de juros ao ano.
Do Portal do Governo do Estado
Consea/SP consea@consea.sp.gov.br / (11) 5067-0444 Av. Miguel Estéfano, 3900 – Água Funda – São Paulo/SP