Na próxima segunda, dia 31, às 18h, marcando o encerramento do Janeiro Branco, o HubCovid reúne gestores de saúde e especialistas em Psicologia, Psiquiatria e Sanitarismo para dialogar sobre a saúde mental do trabalhador de saúde no contexto da pandemia. Transmissão pelo canal do Conasems – https://youtu.be/RiwBA_IPqig
Oito em cada dez profissionais de saúde relatam exaustão emocional após um ano de pandemia. O dado é de levantamento liderado pelo Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aplicou uma survey online a 1.829 profissionais de saúde do setor público, como médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários e outros.
Além de mostrar que 80% dos trabalhadores entrevistados sentem impactos negativos na saúde mental causados pela pandemia, sendo que apenas 19% buscaram ajuda para lidar com o problema, os autores também observaram que a maioria (70%) ainda não se sente preparada para lidar com a pandemia. Os entrevistados também citam, como maiores preocupações, a má condução da pandemia pelo Governo Federal, negacionismo científico e medo de expor o vírus à família.
Diante deste cenário, o HubCovid, marcando o final do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental, anuncia a Live “Saúde mental do trabalhador de saúde no contexto da pandemia”, que acontece na segunda, dia 31, às 18h, com transmissão pelo canal do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS): https://youtu.be/RiwBA_IPqig.
Participam do bate-papo o coordenador do HubCovid, Thiago Trapé, mestre e doutor em Saúde Coletiva; o assessor técnico do Conasems, Flávio Álvares; o psicólogo sanitarista Gilberto David Filho, que coordenada projeto em Cidade de Goiás-GO e o médico psiquiatra, mestre em Políticas Públicas e Serviços de Saúde Mental pela Universidade de Lisboa, Rodrigo Martins Leite.
HubCovid e suas contribuição para a Saúde Mental – Em uma de suas frentes de atuação, que é a realização de cursos voltados para gestores, agentes comunitários de saúde e endemias e demais profissionais da saúde, o HubCovid oferece gratuitamente o curso “Saúde mental no contexto a Covid-19”, que destaca a necessidade permanente de capacitar e adaptar profissionais, serviços e sistemas de saúde de modo a garantir acesso, acolher e ofertar cuidado individual e populacional ao sofrimento mental relacionado à pandemia. As videoaulas estão disponíveis em https://hubcovid.org.br/curso/
Outro curso disponível, também gratuitamente, é o “Saúde mental para trabalhadores da saúde no contexto da Covid-19”, que aborda a necessidade urgente de incluir o sofrimento mental relacionado ao trabalho como pauta definitiva para gestores, trabalhadores e sociedade de todos os pontos de atenção da rede de atenção. O estigma, as mudanças nos vínculos empregatícios e processos de trabalho nos serviços contribuem para a negação desta necessidade., agravada em virtude do cenário disruptivo da pandemia. As videoaulas estão disponíveis em https://hubcovid.org.br/curso/
OMS e a saúde mental na pandemia – Em campanha, a Organização Mundial da Saúde (OMS), traz depoimentos de profissionais de saúde e assistência que atuam na linha de frente de combate à pandemia. Observa-se que eles enfrentam uma ampla gama de estressores psicológicos, que podem causar efeitos duradouros no bem-estar e na saúde mental, afetando a qualidade e a segurança dos cuidados que eles prestam aos seus pacientes.
A entidade ressalta que os profissionais de saúde sofreram com situações extremas, em especial, durante o primeiro ano de pandemia e correm o risco de sofrer uma tremenda pressão psicológica por causa do estresse acumulado, exaustão física, estigma e medo de infectar-se ou infectar seus entes queridos.
Sobre o HubCovid – É uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Fundação Johnson & Johnson. É uma plataforma, disponível em http://hubcovid.org.br/, que reúne infectologistas, epidemiologistas, sanitaristas e virologistas com a proposta de disseminar conhecimento científico para gestores e profissionais da saúde envolvidos no combate à pandemia no Brasil.
Sobre o IPADS – O IPADS é uma organização sem fins lucrativos, que atua na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento social e com a melhoria da qualidade de vida da população, apoiando a formulação, implantação e avaliação de políticas, programas e projetos. O trabalho do Instituto é caracterizado pela interdisciplinaridade, principalmente pela atuação conjunta de seus associados que buscam uma abordagem integral das necessidades do cidadão.
Sobre o CONASEMS – O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública e se legitimou como uma força política, que assumiu a missão de agregar e de representar as 5570 secretarias municipais de saúde do país. Desde 1988, promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde baseado em conceitos como descentralização e municipalização.