Foto de Alexas Fotos no Pexels
Se você é responsável por um cãozinho, provavelmente, sabe qual é o alimento preferido do seu melhor amigo, não é mesmo? Existem pets que são apaixonados por frangos, enquanto outros adoram a carne. No entanto, alguns bichinhos gostam de comer grama. Estranho, não é mesmo?
Por isso, esse tipo de atitude traz bastante preocupação para grande parte dos tutores. Mas, será que o desejo por grama deve ser levado a sério? É isso que iremos discutir a partir de agora.
Por que o cachorro come grama?
É fundamental deixar claro que não há uma única resposta para esse questionamento. Muita gente não sabe, mas lobos e cães selvagens costumam se alimentar de grama constantemente. Por isso, o comportamento de comer grama não precisa ser encarado como o fim do mundo.
Por outro lado, existem alguns motivos pelos quais o nosso melhor amigo pode comer grama. Dentre os mais comuns, encontram-se: ajuda na digestão, ingestão de fibras, sabor de espécies de plantas, entre outros.
É importante registrar que o fato de comer grama pode ser um sintomas de certas doenças. O mais indicado é analisar a atitude do seu pet: o cachorro começou a comer grama de um dia para o outro? O questionamento vale, inclusive, para aqueles animais que têm acesso fácil a jardins.
Quando devo preocupar?
O simples fato do animal comer grama não significa que ele está com um problema grave. No entanto, quando ele traz outros sintomas com essa atitude, é melhor redobrar a atenção. Sendo assim, observe se esse hábito está acompanhado de outros sinais, entre os quais: vômitos, apatia, perda de apetite, intestino desregulado e diarréia.
Além disso, é importante analisar a frequência com que o animal se alimenta de grama. Se o pet está ingerindo todos os dias, isso pode ser um sinal de doença.
Como fazer o pet parar de comer grama?
Se você quer ajudar o seu melhor amigo a não comer grama, temos uma boa notícia: existem algumas estratégias que não são complexas e muito eficientes.
A primeira dica é manter a vacinação e a vermifugação em dia para que o bicho não fique próximo de parasitas e vermes.
Outro ponto importante é garantir uma alimentação equilibrada, uma vez que ela fornece os componentes mais importantes para uma nutrição saudável. Assim, o cachorro não irá recorrer às fibras na grama.
O Longevi, produto da Petvi, pode ser um grande aliado. Isso porque ele ajuda a lidar com a falta de apetite, evitando que o animal procure outras opções de alimentos.
Você também deve optar sempre por rações de qualidade. A categoria premium ou super premium são as mais indicadas.
Os pets têm bastante energia e a falta de atividades frequentes pode entediar o cachorro, influenciando em comportamentos diferentes, como o fato de ingerir grama. Basta caminhar com o seu melhor amigo próximo a praça da sua cidade ou brincar na própria residência para trazer um pouco de entretenimento.
Para finalizar, e não menos importante, recomendamos fazer consultas frequentes com veterinários para manter a saúde do pet em dia.
Após descobrir o que pode ser quando o cachorro come grama, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a saúde do pet.