Em tempos de pandemia de COVID-19, a preocupação com a saúde é sem dúvidas universal. Manter uma alimentação saudável e rica em diferentes componentes é indispensável. Dentre os alimentos que devem fazer parte de uma dieta balanceada está o suco de uva, que possui propriedades anti-inflamatórias e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, podendo ajudar na defesa contra alguns vírus e bactérias.
De acordo com a consultora técnica da Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro e biomédica, mestre e doutora pela Universidade de Caxias do Sul e pós-doutora pela Georgetown University, Caroline Dani, a ação de fortalecimento imunológico pelo suco de uva acontece devido à presença de polifenóis, substâncias produzidas pela própria videira e que são transferidas para a bebida durante a elaboração.
“Os polifenóis possuem importante atividade antioxidante, anti-inflamatória e auxiliam no equilíbrio das bactérias intestinais, auxiliando assim na prevenção de doenças do coração, neurodegenerativas, câncer, e melhoram as defesas imunológicas.
O que dizem as pesquisas:
Um estudo realizado em 2011 por Cheryl A. Rowe avaliou 85 adultos saudáveis, sendo que parte do grupo recebeu 360 ml de suco de uva durante nove semanas e o restante recebeu um placebo. Os autores observaram um aumento de 67% na produção de um tipo específico de célula imune, a célula Gamma delta T, no grupo de suco de uva em comparação com o grupo placebo. (Este tipo de célula T detecta patógenos potenciais e alerta o sistema imunológico para responder.)
Foi constatado também que os indivíduos que consumiram o suco de uva apresentaram níveis significativamente mais elevados de vitamina C sérico, que funciona como um antioxidante, tornando o sistema imunológico saudável.
Principais benefícios:
O suco de uva possui em sua composição de 1,5 a 3,0 gramas por litro de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, zinco etc., contribuindo de forma eficaz para o suprimento de minerais essenciais à manutenção e ao bom funcionamento do organismo.
Além disso, dentre a grande variedade de substâncias que compõe o suco de uva, estão presentes as antocianinas, resveratrol, catequina, epicatequina, procianidinas e ácido ascórbico, todos componentes antioxidantes, ou seja, capazes de neutralizar os radicais livres, minimizando o estresse oxidativo.
O consumo desses nutrientes promove, segundo apontam evidencias científicas dos estudos de Manoel Miranda Neto (2017) e Isabela Maia Toaldo (2016), uma melhor modulação de importantes parâmetros fisiológicos como: funções vasculares e plaquetária; pressão sanguínea; processos inflamatórios e disfunções endoteliais.
Estudos recentes, publicados pelo grupo da Pesquisadora Caroline Dani, demonstram que o suco de uva é um excelente aliado ao combate as alterações associadas às doenças neurodegenerativas, como o Parkinson.
Ainda, muito promissor é o consumo de suco de uva por praticantes de atividade física, visto que o suco funciona como repositor energético e antioxidante, minimizando possíveis danos após a prática de exercícios.
Abaixo, listamos os principais efeitos positivos do consumo de suco de uva no organismo: