A Prefeitura de Guaíra recebeu na tarde desta terça-feira (26) 310 doses da vacina da AstraZeneca Oxford. As doses serão aplicadas nos profissionais da linha de frente ao combate ao novo coronavírus da rede pública e privada e os institucionalizados acima de 60 anos Essas doses representam o rateio das duas milhões de doses enviadas pela Índia ao Brasil.
Semana passada, Guaíra já havia recebido 400 doses da vacina Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butatan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac. Portanto, a cidade recebeu até agora 710 doses.
O Secretário de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado afirmou que, com as novas doses, vai dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários. “Estamos vacinando os profissionais de Saúde da linha de frente e, lembrando que profissional da saúde será do setor público e privado. Acreditamos que na próxima semana deverá chegar na cidade mais doses e continuaremos cumprindo o protocolo do Ministério da Saúde ”, disse Jorge do Prado.
A segunda dose da vacina CoronaVac só podem tomar depois de 21 dias. Já as pessoas que receberem a vacina de Oxford devem tomar a segunda dose, também da vacina de Oxford, após três meses.
Enquanto a vacina não chega para toda a população é importante ressaltar o uso de máscara, assepsia nas mãos com álcool em gel e manter o distanciamento social.
Em Guaíra , somente neste inicio de 2021, são 93 casos positivos , 65 suspeitos e um óbito confirmado.