Os ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001.
Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Wikipédia
https://www.youtube.com/watch?v=62wszGaVfic
No dia 11 de setembro de 2001, o JN é especial sobre os atentados ao WTC em NY. O JN foi indicado para o Prêmio Emmy pela cobertura dessa tragédia.
O dia 11 de setembro de 2001 ficou marcado na memória de bilhões de pessoas ao redor do planeta.
O ataque terrorista aos Estados Unidos não apenas chocou o mundo, mas deu origem às guerras do Afeganistão e do Iraque com a caça a Osama bin Laden (Al-Qaeda), provocou a crise econômica de 2007 afetando os mercados mundiais, transformou a segurança dos aeroportos e abalou a convivência entre o ocidente e o mundo islâmico com as ameaças terroristas.
Nessa reportagem especial, o jornalista Wagner Cantori analisa os impactos dos 15 anos do maior atentado terrorista da história e entrevista Rubens Antonio Barbosa, embaixador do Brasil em Washington na época do atentado (1999-2004); o cientista político, especialista em guerras e professor de Relações Internacionais (ESPM) Heni Ozi Cukier; o mestre em Direito e Economia e professor de Direito Internacional e Relações Internacionais (FAAP) Marcus Vinícius de Freitas; e o Sheik Jihad Hassan Hammadeh, presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas (UNI).
Reportagem: Wagner Cantori. Roteiro e Direção de Produção: Robson Fonseca. Produção: Cauê Martinelli. Imagens: Fábio Crispim, Luís Ricardo, Paulo Rios e Ricardo Andreo. Edição: Bruna Marcusso.
Jornalismo Novo Tempo | www.novotempo.com/jornalismo