Entramos no último mês do inverno de 2020. A primavera no Hemisfério Sul vai começar oficialmente no dia 22 de setembro. O frio ainda poderá surpreender nas últimas semanas deste inverno, com o avanço de fortes frentes frias.
Porém, as novas massas polares, mesmo intensas, não devem conseguir atingir o Brasil com a força e abrangência desta grande onda de frio que passou pelo país entre 19 e 23 de agosto. A tendência agora é que o ar frio intenso atue sobre o extremo sul do Brasil, atingindo especialmente o Rio Grande d Sul.
Frio intenso e neve
Os modelos numéricos de previsão do tempo estão indicando um padrão muito interessante para o início de setembro de 2020. Pelas últimas rodadas, duas massas de ar frio podem entrar no Brasil, com intensidade moderada.
A primeira chega ao Rio Grande do Sul no dia 1 de setembro. Algumas simulações computacionais indicam que a onda de frio vem forte, com uma massa de ar polar intensa que alcançaria até 1042 hPa na região da Bacia do Prata, entre o Argentina e o Uruguai. Outras simulações, no entanto, apontam que esta massa polar seria apenas moderada.
Na maioria das rodadas há a indicação de um ciclone extratropical intenso na costa do Rio Grande do Sul.
A segunda frente fria é mais forte, e indica a possibilidade de frio intenso no feriado da Independência, 7 de Setembro, que vai ser prolongado. Pela configuração observada nesta terça-feira, 25 de agosto, há indicação de um padrão típico de neve.
Nas próximas duas semanas estas simulações sofrerão várias modificações e vamos acompanhar. Será que teremos mesmo um feriadão com neve?
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.