O isolamento social juntamente com o sentimento de insegurança sobre o futuro, tem contribuído para o aumento de casos de ansiedade e depressão durante o período de pandemia do novo coronavírus. As práticas integrativas e complementares em saúde são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenção e tratamento de diversas doenças.
O Reiki é uma das 29 práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde, considerada uma prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital, promovendo o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Diversos Reikianos têm promovido a aplicação do mesmo a profissionais de saúde e a comunidade mesmo à distância.
Os sentimentos de medo e ansiedade que estamos vivenciando nesse período, afetam negativamente o campo energético vibracional, produzindo desequilíbrios. Podemos associá-los a algumas sensações em nosso corpo físico, tais como: fadiga crônica, confusão mental, insônia, pesadelos, irritabilidade, compulsão por alimentos, sensação de aperto na região do tórax e dores musculares. É claro que, antes de tudo, devemos descartar que essas sensações não estão relacionadas com alguma doença, por isso, é sempre bom consultar um médico também.
Ao longo do tempo, os desequilíbrios energéticos podem se acentuar, tornando-se mais graves no corpo físico, prejudicando o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.
A Terapia Reiki auxilia no restabelecimento da energia do indivíduo, promove sensação de relaxamento e bem-estar, que podem ser experimentados logo na primeira sessão e são acentuados ao longo do tratamento. A energia Reiki, atua em nosso campo energético, promovendo desbloqueio dos canais energéticos, desintoxicando as energias nocivas ao nosso estado mental e emocional, aliviando tensão emocional e dores musculares, reduzindo a pressão sanguínea, liberando sentimentos e emoções presos, aumentando a criatividade e clareza mental paras as resoluções do cotidiano, melhorando a qualidade do sono e promovendo um sistema imunitário ativo e livre para funcionar de forma mais fluida.
O Reiki é uma das práticas integrativas e complementares em saúde que pode nos auxiliar neste período de pandemia, porém vale ressaltar que persistindo os sintomas é necessário procurar atendimento médico.
Autores:
Vinícius Bednarczuk de Oliveira, doutor em Ciências Farmacêuticas, coordenador do curso de Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter
Talita Camargo é terapeuta holística, mestre em Reiki – Sistema Mikao Usui