Pular para o conteúdo

CÃES IDOSOS E ACIMA DO PESO SÃO MAIS PROPENSOS À OSTEOARTRITE

A osteoartrite é uma enfermidade crônica que acomete as articulações, caraterizada por degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações em estruturas ósseas, ligamentos e cápsula articular dos cães, promovendo dor e dificuldade de locomoção.

Ela ocorre em cães de todas as idades, sendo mais frequente nos idosos, obesos, que sofreram lesões traumáticas ou tiveram complicações pós-operatórias de cirurgias ortopédicas, além daqueles que já têm predisposição genética. “Os pets podem suportar dores intensas sem demonstrar, por isso, o tutor precisa estar atento a todos os sinais dessa doença”, orienta Jaime Dias, coordenador técnico pet da Vetoquinol.

O mais comum dos sintomas é a dificuldade para se levantar e caminhar. “Isso ocorre porque o animal sente muita dor nas articulações, o que dificulta os seus movimentos. É comum, por exemplo, que o cão manque quando sofre dessa enfermidade.

Por não se mover como antes, ele ganha peso, que é outro sintoma a ser considerado”, explica Jaime Dias. Como possível prevenção, o tutor deve controlar o peso do animal, manter o exercício físico e levá-lo com periodicidade ao médico veterinário para check-up.

Vetoquinolmultinacional francesa com mais de 85 anos de mercado e uma das 10 maiores empresas de saúde animal do mundo, realiza frequentes ações de conscientização voltadas para médicos veterinários e tutores de cães em idade avançada. A mais recente foi realizada em parceria com a loja Cobasi Vila lobos, na Vila Leopoldina (zona Oeste de São Paulo). 

O evento Cão Idoso teve como objetivo estar próximo dos tutores e orientá-los a respeito da saúde de seus cães.

 

Dois produtos do portfólio da Empresa foram promovidos durante essa ação: Cimalgex, é um anti-inflamatório não esteroidal COX-2 seletivo, indicado para o tratamento da dor e inflamação associada à osteoartrite e manejo da dor pré e pós-operatória associada à cirurgia ortopédica ou de tecido mole em cães; Flexadin Advanced: “Este produto não precisa de prescrição do médico veterinário, pois se trata de um suplemento alimentar.

A fórmula é única à base de colágeno UCII e vitamina E. Pode ser administrado aos cães de todas as idades. O suplemento oferece mais qualidade de vida e possibilita o retorno ao exercício físico, evitando assim o sobrepeso, considerado um fator de risco na osteoartrite”, diz Jaime Dias.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e não medicinais, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de estimação (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida nas últimas semanas. A Vetoquinol gera 2.132 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO).