Na última terça-feira (27) aconteceu uma reunião do Plano de Metas do Programa Cidades Sustentáveis. O evento aconteceu na Sala cinergia do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) com a presença de vários setores governo municipal e da sociedade civil.
De acordo com o prefeito, José Eduardo Coscrato Lélis, Guaíra e aderiu ao programa em 2017, a iniciativa significa um compromisso com a cidade e seu desenvolvimento.
Guaíra está entre as 29 cidades do Estado de São Paulo que aderiram ao programa. A cidade realizou o lançamento de 160 indicadores na plataforma, atingindo 61% dos indicadores.
José Eduardo ressaltou a importância do trabalho que vem sendo levantado pelo programa Cidade Sustentável , pois só assim, se terá um diagnóstico real situação de cada setor da prefeitura. “este projeto será uma ferramenta de gestão para a prefeitura e para todas as secretarias. O principal compromisso será o diagnostico das metas e o seu cumprimento. O Programa Cidade Sustentável também dará subsídio aos órgãos de controladoria, como o Tribunal de Contas, que monitorará os nossos índices, com isso, teremos uma maior eficiência no governo”, ressaltou.
Para a psicóloga, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e coordenadora do Programa Cidade que Educa Mirian Ayako Miata, Guaíra já realizou o primeiro passo que foi o preenchimento dos 160 indicadores, “ estamos agora no processo de formular as metas de Guaíra, e teremos três anos para cumpri-las. Há a necessidade de fazermos um programa representativo e democrático, dialogando, opinando, cuidando e fiscalizando. Uma cidade sustentável é feita com a participação de todos”, salienta.
Os indicadores da Cidade Sustentável estão disponíveis no site do Programa Cidades Sustentáveis, www.cidadessustentaveis.org.br, para consulta e pesquisa.