Iniciativa vai atender frentes de trabalho que atuam no campo
As ações de promoção à saúde da Guarani, que já acontecem nas unidades, serão estendidas às frentes de trabalho que atuam na agrícola. A Companhia acaba de implantar a Unidade Móvel de Saúde Ocupacional, ônibus que percorrerá as áreas do campo para a realização de exames periódicos, campanhas de orientação e treinamentos.
O ônibus iniciará o cronograma de visitas a partir do mês de julho. A equipe responsável pelos atendimentos é composta por médico do trabalho, bombeiro e técnico de enfermagem. Eventualmente, outros profissionais vão integrar o grupo para ações pontuais.
Entre as campanhas pré-definidas para promoção ao longo do ano estão Hipertensão, Diabetes, Tabagismo, DST/AIDS, Colesterol, Alimentação saudável, Saúde Bucal entre outras.
Fabiano Souto, gestor de Saúde e Segurança do Trabalho, explica que a estrutura da unidade é a mesma de um ambulatório; é composta por cabine audiométrica, eletrocardiógrafo e consultório completo. A área externa pode ser utilizada como auditório.
“Em cada unidade existe um ambulatório fixo com serviço de saúde ocupacional que já realiza todas estas atividades, mas existe a dificuldade para que as frentes de trabalho da agrícola se desloquem até lá. Nosso objetivo é levar a saúde no campo e possibilitar que o colaborador esteja em contato com estes atendimentos durante o ano todo”, salienta.
O cronograma do ônibus será frequente e prevê a permanência durante uma semana em cada unidade.