Pular para o conteúdo

Turismo local em alta: estudo da Booking.com aponta que brasileiros preferem viajar mais dentro do país

Turismo cresce pelo 5º mês consecutivo, com 239 milhões de acesso
Turismo cresce pelo 5º mês consecutivo, com 239 milhões de acesso – Créditos: Pexels

 

Seja por praticidade, segurança ou pela riqueza de destinos nacionais, o turismo doméstico segue em alta entre os brasileiros. De acordo com levantamento* global da Booking.com – empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo –, 58% dos viajantes do Brasil afirmam preferir fazer viagens dentro do país em 2025. O dado é reflexo de um movimento crescente de valorização das experiências nacionais, impulsionado por fatores como facilidade no planejamento, custo-benefício e variedade de opções disponíveis.

Entre os motivos que levam os brasileiros a escolher o próprio país como destino, destacam-se a facilidade de organização (52%), o custo mais acessível (45%) e o reconhecimento de que o Brasil tem muito a oferecer (45%). Além disso, 35% mencionam a conveniência de viagens mais curtas e com deslocamentos reduzidos, e 32% dizem se sentir mais seguros ao viajar dentro do país.

O estudo também revela que os destinos de praia e natureza estão entre os preferidos para 2025. As viagens à praia lideram com 64% das intenções, seguidas por viagens urbanas (49%), roteiros em meio à natureza (40%) e visitas a familiares e amigos (41%).

Viagens curtas e bem planejadas

A preferência por viagens nacionais também se reflete na duração e na companhia. Entre os viajantes brasileiros, 62% pretendem fazer viagens curtas dentro do país (de 1 a 4 noites) e 50% planejam viagens de uma semana. Em relação à companhia, as viagens em família se destacam: 55% devem viajar com familiares próximos (como cônjuge e filhos) e 30% com a família estendida (como avós, tios e primos).

O planejamento também é um ponto de atenção. A maioria dos brasileiros pretende organizar sua viagem com antecedência: 26% devem planejar de 1 a 2 meses antes do embarque, enquanto 21% vão se preparar com 3 a 4 meses de antecedência.

O que motiva a escolha do destino?

Na hora de decidir para onde viajar, os brasileiros priorizam segurança (80%), bom clima (72%), custo-benefício (76%), paisagens naturais (71%) e gastronomia local (69%). Também aparecem como fatores relevantes a simpatia das pessoas locais (63%), as praias (72%) e as opções para toda a família (71%).

Sentimentos e tendências para 2025

O otimismo com as próximas viagens é alto: 86% dos brasileiros se dizem animados para viajar em 2025. Além disso, 87% afirmam que prefeririam ganhar uma viagem de presente, em vez de um item físico. A flexibilidade também se reflete no comportamento de escolha, com 75% dizendo estar abertos a diferentes tipos de acomodação no início do planejamento.

Outro dado relevante é que metade dos viajantes do país (50%) prefere evitar destinos que se tornaram populares demais, reforçando uma tendência de buscar experiências mais autênticas e menos saturadas.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.

Sobre a Booking.com 

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.