Com mais feriados prolongados que no ano anterior, 2025 é a brecha ideal para fazer viagens de ecoturismo
O ano de 2025 está sendo generoso para quem busca por uma brecha no calendário para viajar. Isso porque há quatro feriados prolongados e oito pontos facultativos nacionais, que é quando as empresas podem ou não liberar os funcionários. O primeiro prolongado aconteceu em abril, mas durante todo o ano há oportunidades para viajar, e os roteiros de turismo sustentável vem ganhando espaço na agenda do brasileiro. Além de serem opções responsáveis e que se preocupam com o meio ambiente, quem os realiza também ganha ao se conectar com a natureza.
O ecoturismo cresce cerca de 20% todos os anos no Brasil, de acordo com o Brasilturis. Um dos motivos pela escolha da modalidade são os benefícios, principalmente ao bem estar mental e na conexão com si mesmo. É comprovado que a exposição à natureza diminui o estresse, regulando os níveis de cortisol no corpo e baixando a pressão arterial. A rotina do dia a dia faz com que seja difícil parar para contemplar um fim de tarde, o cair da chuva, o cantar dos pássaros ou pisar na grama e, assim, esquecemos o quão bom esse contato pode fazer.
“Viagens em meio a natureza são como uma terapia em meio a um mundo digital, cheio de telas e obrigações profissionais. O ecoturismo vem se tornando um estilo de vida para aqueles que priorizam qualidade de vida, na qual saúde física e mental são inegociáveis”, ressalta Cecília Fortunatti, cofundadora da VaiViver – Ecoturismo e Aventura.
Para quem busca uma pausa da rotina agitada das cidades, a VaiViver — iniciativa voltada para viagens com propósito — criou roteiros com saídas exclusivas durante os feriados prolongados. Em maio, no Dia do Trabalho (01), acontecem as primeiras expedições para explorar mais de 150 cachoeiras escondidas no coração da Serra da Canastra, em Delfinópolis (MG). Já em junho, durante o feriado de Corpus Christi, o destino é Nobres (MT), no coração do cerrado mato-grossense.
Foco na experiência
Buscando mais do que apenas um destino, e sim vivências transformadoras em meio à natureza, Sandra de Araujo Rodrigues, de 53 anos, decidiu romper barreiras pessoais e encontrou na VaiViver a segurança e o acolhimento necessários para viajar sozinha pela primeira vez. Após o divórcio e em busca de um novo ciclo de vida, ela escolheu a Chapada dos Guimarães como ponto de partida para essa jornada. Lá, além de se reconectar consigo mesma, fez amizades e viveu momentos que marcaram sua trajetória. Foi nessa viagem que surgiu o convite para comemorar seu aniversário, em 2022, na Chapada das Mesas — uma experiência que, segundo ela, mudou sua vida. “Você tem noção do que foi iniciar um novo ciclo na Chapada das Mesas? Foi simplesmente emocionante”, conta.
A experiência com a VaiViver foi um ponto central na jornada de transformação de Sandra. Desde o início, ela se sentiu segura e amparada para explorar atividades que jamais imaginou realizar — como tirolesa e passeios por cachoeiras, mesmo sem saber nadar. “Pode ter certeza que o meu ciclo, que se iniciou naquele período, foi um dos mais lindos que eu tive”, relembra. Segundo ela, o cuidado e o suporte da equipe fizeram toda a diferença: “É uma das empresas que dá mais segurança, principalmente para a mulher que viaja sozinha. Quando ela fala assim: ‘quero que você só se preocupe em fazer a mala’, é exatamente isso”, complementa.
Opções para o Dia do Trabalho
A VaiViver oferece um roteiro de quatro dias para a cidade, que é ideal para quem busca uma imersão profunda no ecoturismo. Iniciando na quinta-feira (01), o grupo se reúne em São Paulo (SP), na estação Vergueiro com a equipe e segue direto para a pousada. A aventura começa na sexta-feira, após um típico café mineiro, com pão de queijo e café quentinho.
Para os amantes de queijo, o roteiro contempla uma parada em diversas queijarias premiadas para provar o queijo canastra e conhecer um pouco mais da região. Os viajantes ainda adentram o Parque Nacional da Serra da Canastra, recebendo as boas energias da água sagrada e conhecendo a biodiversidade local. O destino é uma opção repleta de belezas naturais e trilhas, indicadas para iniciantes no esporte e com nível de preparação baixo. Ao total, são aproximadamente 12 km de trilhas divididos durante o roteiro, mas sem grandes desníveis.
Quem escolhe Delfinópolis como destino conhece ainda o Condomínio de Pedra, Vale da Gurita, Complexo do Ouro e do Claro e lindas cachoeiras, como a Cachoeira do Tombo, da Gruta e Tenebroso. Está incluído no roteiro todos os passeios e tickets de entrada, transfer ida e volta da sua cidade de origem em ônibus semi leito, transfer em 4×4 para os passeios na Serra, ônibus rural, hospedagem em pousada em Delfinópolis – próxima ao centrinho e barzinhos -, e as principais refeições com típicos cafés e almoços mineiros.
Feriado de Corpus Christi
Junho também possui um feriado prolongado que inicia-se na quinta-feira, dia 19. A comemoração de Corpus Christi é uma oportunidade para conhecer um local pouco explorado no Brasil. Com águas cristalinas para flutuação, Nobres (MT), no cerrado mato-grossense tem tudo para se tornar um dos destinos mais procurados e queridos do Brasil. O município fica a 145 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, e os atrativos estão concentrados no distrito de Bom Jardim, uma vila na beira da estrada e que possui uma população de aproximadamente 800 habitantes.
O roteiro de quatro dias e três noites, da VaiViver, começa com o encontro do grupo no Aeroporto da capital, seguindo de transfer rumo a pousada e curtir uma noite animada nos bares do vilarejo. A aventura começa no dia dois, conhecendo o Aquário Encantado e observando o que há de mais lindo debaixo dos 800m de rio. Peixes, afloramento das nascentes, plantas, arraias, piaus, pacus, piraputangas, dourados e outras dezenas de espécies de peixes estão entre o que pode ser observado.
Os viajantes têm à disposição coletes, snorkel e sapatilha apropriada para descer o Rio Salobra em uma flutuação de duas horas, vivendo uma experiência rara e única. Pela tarde, o grupo conhece a Cachoeira Serra Azul, eleita uma das mais bonitas do Brasil. O roteiro ainda reserva um bóia cross dentro de uma caverna, o Duto Quebó; flutuação no Refúgio Água Azul e observação de pássaros na Lagoa das Araras. Todo final de tarde as araras se reúnem na lagoa e dão um verdadeiro show de voos e som para quem as assiste.
O último dia é destinado a conhecer o Reino Encantado, que abriga a nascente principal do rio Salobra e está situado em uma extensa área de Cerrado, de fauna e flora exuberantes, próximo aos limites do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul. O rio de águas cristalinas estará preparado para receber mais uma flutuação, oferecendo silêncio, aventura e conexão para os viajantes. Após o almoço é hora de começar a se despedir de Nobres e retornar para Cuiabá.
A experiência, apesar de ser a maior parte do tempo na água, é indicada para pessoas que não sabem nadar, inclusive crianças e idosos, pois a experiente equipe estará junto e dando todo o apoio necessário, além dos itens de segurança. Durante uma parte do percurso, o grupo realizará uma trilha de 800 metros e possui uma escadaria, que é indicada para aqueles que querem iniciar no mundo das trilhas.
Investimento e segurança
Adquirir um pacote de viagem vai além de simplesmente viajar — é, na verdade, um investimento em si mesmo. Quando se trata de turismo sustentável, o impacto positivo é ainda maior. Na VaiViver, todos os roteiros são considerados CO₂ free, ou seja, os gases poluentes gerados durante a viagem são compensados por meio de projetos de sustentabilidade em diferentes regiões do Brasil.
“Foi-se o tempo em que viajar significava apenas explorar novos lugares sem pensar nas consequências. Hoje, sabemos que cada passo deixa uma marca — e compensar esse impacto é uma obrigação, não uma escolha. Se queremos que as próximas gerações vivam a beleza que ainda temos, precisamos cuidar dela agora”, afirma a cofundadora da VaiViver, Mayumi Kurimori.
Além das experiências citadas, a VaiViver tem outros roteiros para os feriados prolongados, como uma vivência pantaneira em Bonito e na Serra da Bodoquena (MS) no Dia do Trabalhador, uma imersão completa na Serra da Canastra para praticantes de trilha e saindo de São Paulo (SP), ou o misticismo da Chapada das Mesas.
Os roteiros contemplam todos os transportes nos destinos, transfer, hospedagens, principais refeições, passeios e tickets de entrada nas atrações, além de contar com uma equipe local altamente especializada, mentorias pré-viagem via Zoom, seguro-viagem, brindes e muito mais. Durante a mentoria, os viajantes recebem suporte para tirar dúvidas e conhecer a equipe que os acompanhará durante a jornada. Para mais informações, acesse www.vaiviver.com.br.
Sobre a VaiViver
Criada em 2016, a VaiViver – Ecoturismo e Aventura nasceu da paixão de Mayumi Kurimori e Cecília Fortunatti por viagens que fossem acessíveis e ao mesmo tempo sustentáveis. Os roteiros da iniciativa de turismo sustentável se destacam por promoverem uma conexão genuína com a natureza e gerar impactos positivos nas comunidades locais, além de serem feitos por grupos exclusivos e adaptados para a necessidade e expectativas que os viajantes desejam. Até hoje, já foram realizadas mais de 500 experiências para mais de 50 unidades no país, entre parques estaduais, nacionais, reservas particulares do patrimônio natural, outras áreas de preservação e destinos internacionais.
+ Como conhecer Machu Picchu de trem em uma viagem dos sonhos?
+ O melhor em viagem: descubra lugares incríveis e diferentes para ir em 2025