Pular para o conteúdo

Imóveis e família: Como evitar conflitos e prejuízos

O papel da assessoria jurídica e do planejamento sucessório em evitar conflitos familiares e garantir segurança em transações imobiliárias

A compra, venda e administração de imóveis são transações que, apesar de permearem o universo familiar, frequentemente não ocorrem de maneira amistosa. Disputas entre herdeiros, contratos problemáticos e dificuldades de regularização de propriedades podem envolver conflitos e prejuízos financeiros. É, portanto, fundamental procurar uma forma segura e eficiente de enfrentar essas situações.

É muito comum ver famílias se dissolvendo nos tribunais. Disputas entre herdeiros, compra e venda de imóveis sem a devida assessoria, contratos de locação mal elaborados – capazes de trazer dificuldades tanto para inquilinos, quanto para locatários – e a presença de imóveis sem escritura no mercado, são os problemas imobiliários que mais afetam as famílias hoje em dia, segundo a advogada familiarista Luciana Gandra.

“Para evitar conflitos jurídicos, planejar-se bem é de extrema importância. Para tanto, a assessoria preventiva e o planejamento sucessório podem ser de grande ajuda”, afirma Luciana. Antes de comprar ou vender um imóvel, o registro dentro das normas legais e a análise de documentos, feitas por um especialista, pode prevenir prejuízos futuros, assim como testamentos podem evitar conflitos entre herdeiros e facilitar a transferência de bens.

Um advogado não só atua, nesse sentido, no manejo das questões legais suscitadas pela relação das famílias com as suas propriedades, mas trabalha, também, com a mediação de disputas familiares na negociação de acordos, a fim de garantir agilidade, tranquilidade e o respeito ao patrimônio de gerações.

ABGA

Luciana Gandra – Advogada especialista em direito de família

www.abga.adv.br