Histórias para desacelerar depois da festa e refletir sobre o que realmente importa

Depois de dias intensos de festa ou simplesmente de um feriado agitado, nada como um bom livro para recuperar as energias. Seja para refletir sobre o passado, encontrar novas perspectivas ou apenas se deixar levar por uma boa história, a seleção a seguir tem opções para todos os gostos. Do impacto da epidemia de HIV ao caos da guerra na Síria, de romances que mexem com o coração a reflexões sobre identidade e resistência, passando por aventuras infantis no ritmo do samba, esses livros são a companhia perfeita para o pós-Carnaval. Há espaço também para reflexões sobre racismo, frases para inspirar o dia a dia e até livros para colorir que celebram a festa mais popular do Brasil. Porque, depois da folia, nada melhor do que uma boa leitura para desacelerar, refletir e seguir em frente.
Sangue Neon: Carnaval é uma época que reforça a importância da prevenção ao HIV. Para não comprometer a saúde e a diversão, os foliões são lembrados por campanhas de conscientização. Mas, nem sempre foi assim. Esse romance histórico reconta a epidemia da AIDS entre os anos 1980 e 1990. Marcelo Henrique Silva revela um período de negligência do poder público, de preconceito e da luta das pessoas marginalizadas ao recriar o cenário caótico. Com personagens inspirados em pessoas reais, ele expõe as falhas do sistema e a resistência de quem enfrentou a doença com coragem. (Autor: Marcelo Henrique Silva | Editora: Faria e Silva | Onde encontrar: Amazon)
Carnaval dos Superfofos: que tal juntar a família toda para colorir? Neste livro criado pela escritora Maíra Lot Micales e ilustrado por Aline Yurika, os desenhos são baseados nas tradições carnavalescas como os bonecos de Olinda, rainha de bateria, rei Momo e os famosos desfiles das escolas de samba. Para contar a história desta festa popular brasileira, a obra está recheada de fofura, confetes e serpentinas. Um convite para compartilhar momentos de alegria enquanto as principais “cidades do Carnaval” ganham cores. (Autora: Maíra Lot Micales | Ilustradora: Aline Yurika | Caminho Suave (Grupo Editorial Edipro) | Onde encontrar: Amazon)
A menina que queria rodar a baiana: quer aproveitar a folia e aprender um pouco sobre ela também? No Brasil, existem muitas escolas — e não só aquelas onde se aprende matemática e português. Há também instituições que ensinam a arte de sambar! Lugares onde a cultura pulsa forte e se pode aprender a tocar tambor, compor músicas e brilhar na avenida. Este livro é um passaporte para o universo fascinante das escolas de samba, repleto de ritmo, história e magia! (Autor: Tiago Freitas | Editora: Cortez Editora | Onde encontrar: Amazon)
A pérola no mar da alma: Genta é um jovem japonês do século XVII que questiona o próprio destino. De menino curioso a guerreiro samurai, ele enfrenta batalhas externas e internas enquanto busca seu propósito, em meio a um Japão dividido entre a guerra e a paz. Este romance traz diversas reflexões existenciais sobre encontrar significado na vida, a partir do mergulho no próprio eu. (Autor: Matheus Moori Batista | Onde encontrar: Amazon)
Depois de Dezembro: nada melhor do que uma leitura envolvente para se reconectar com as emoções. Neste segundo volume da série Meses ao Seu Lado, Jenna Brown vai descobrir se o tempo realmente cura um coração partido. Após superar um namoro abusivo, lidar com o fim de um relacionamento e encarar verdades dolorosas sobre o passado, ela só quer seguir em frente e terminar os estudos. Mas um encontro com o ex, Jack Ross, faz ela desenterrar sentimentos intensos. Será que ainda existe amor entre eles, ou apenas as cicatrizes do que viveram Antes de Dezembro? (Autora: Joana Marcús | Onde encontrar: Amazon)
Dias de inferno na Síria: após dias de folia e descontração no Carnaval, que tal uma leitura impactante para retomar o ritmo e expandir a consciência? O livro de Klester Cavalcanti mergulha em uma realidade totalmente diferente. Relatando sua prisão, tortura e sobrevivência na Síria, ele oferece um testemunho visceral sobre direitos humanos e jornalismo em zonas de conflito. Uma leitura intensa e reflexiva, perfeita para quem busca um contraponto à leveza do feriado e quer se reconectar com temas profundos e essenciais. (Autoria: Klester Cavalcanti | Editora: Matrix | Onde encontrar: Amazon)
Luis Ricardo: Muito Além do Palhaço Mais Famoso do Mundo: que tal uma leitura cheia de emoção, bastidores e histórias inspiradoras? Este é um livro repleto de confissões jamais ditas em nenhum canal. Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, a história de Luis Ricardo se confunde com a história do SBT. Sua vida é cercada de enredos entrelaçados com a família no circo, como intérprete do maior palhaço do mundo. Ele se revela nesta obra que irá te envolver não só pelas histórias, mas pelas lições e reflexões que irão tocar seu coração do início ao fim. (Autoria: William Sanches | Editora: Citadel | Onde encontrar: Amazon)
Antirracismo em contos leves: com 12 textos que convidam à pausa, ao descanso e à reflexão na mesma medida, Du Prazeres lançou este livro para refletir sobre temas urgentes de um país racialmente desigual. Além de denunciar preconceitos e traçar um panorama dos impactos cotidianos do racismo, ele utiliza o afrofuturismo e outros elementos do fantástico no intuito de imaginar novas possibilidades de vida para a população negra.
(Autor: Du Prazeres | Onde encontrar: Amazon)
180 Motivos em frases e pensamentos para refletir e aquecer o coração: depois de dias cansativos, às vezes tudo o que se precisa são palavras de acolhimento para renovar as energias e continuar enfrentando os desafios. Por isso, os textos de Deusiel Diaz atravessam diversos dilemas da existência humana, como a ambiguidade entre bem e mal, a sobrecarga das responsabilidades e a importância de cultivar relações. (Autor: Deusiel Diaz | Onde encontrar: Amazon)
+ Férias escolares: como incentivar o hábito da leitura em crianças e adolescentes
+ Especialistas reforçam importância da leitura para a memória e saúde mental