Descubra com a arquiteta Júlia Macedo, como este tom de marrom pode trazer aconchego e sofisticação para o lar

A Pantone anunciou o Mocha Mousse como a cor do ano 2025, um tom marrom chocolate terroso e sofisticado que reflete as tendências do design e da moda. Indo além de roupas ou cosméticos, o tom também será incorporado na decoração de ambientes como sala de estar, quartos e escritórios, especialmente pela suavidade com nuances que remetem ao cacau e ao café, trazendo a sensação de conforto, calor e sofisticação.
A arquiteta Júlia Macedo, da Construtora Patriani, explica que o Mocha Mousse é capaz de criar naturalmente uma atmosfera de acolhimento e indulgência, remetendo às pequenas alegrias do cotidiano. “Além disso, permite uma base equilibrada que transita entre o clássico e o contemporâneo, sendo ideal para diferentes tipos de ambientes”, afirma.
A seguir, confira cinco dicas da arquiteta de como incorporar essa cor na decoração e design de interiores:
1. Escolha uma base neutra e adicione contraste
Para quem busca equilíbrio, o Mocha Mousse pode ser usado como base em paredes, tapetes ou estofados. Ela combina com tons neutros como branco, bege ou cinza-claro, criando uma atmosfera sofisticada. Para um toque de contraste, aposte em acessórios na cor preta ou dourado, que realçam a profundidade da cor.
2. Aposte em móveis marcantes
Móveis em Mocha Mousse, como sofás, cadeiras ou cabeceiras estofadas, dão personalidade ao ambiente. Além de serem peças funcionais, servem como pontos focais em salas de estar, quartos ou até mesmo em escritórios.
“Para marcenaria, o Mocha Mousse pode ser encontrado no MDF Capuccino, da Guararapes, que pode ser aplicado, por exemplo, em um aparador. Esse tom também combina com o MDF Areia e o MDF Sálvia, da Arauco”, explica a arquiteta.
3. Dê vida às paredes
Uma parede pintada de Mocha Mousse pode transformar completamente o espaço. Use-a como pano de fundo para quadros ou estantes, criando profundidade e elegância. Em ambientes pequenos, combine com espelhos ou iluminação natural para evitar a sensação de aperto.
4. Use texturas para enriquecer o ambiente
Para explorar todo o potencial da cor, invista em materiais que acrescentem textura. Almofadas em veludo, mantas de tricô ou cortinas em tecidos naturais como linho reforçam a sensação de aconchego que a Mocha Mousse transmite.
5. Combine com tons naturais
Uma paleta de cores inspirada na natureza complementa a Mocha Mousse. Tons de verde, terracota e creme criam um ambiente harmônico e convidativo. Em espaços mais ousados, experimente combinações com azul petróleo ou rosa queimado.
“Com sua neutralidade e calor, a Mocha Mousse é a escolha perfeita para criar ambientes convidativos e versáteis, adaptando-se a diferentes estilos de decoração, do clássico ao moderno”, conclui Macedo.
SOBRE A PATRIANI
A CONSTRUTORA PATRIANI nasceu em 2012 no Grande ABC e atua no desenvolvimento de empreendimentos comerciais e residenciais em cidades num raio de 100 km da cidade de São Paulo, que compreende municípios como o Grande ABC, Campinas, Sorocaba, Atibaia, São José dos Campos, Suzano, São Paulo, Santos e Indaiatuba. Um dos pilares de crescimento é consolidar seus processos de modo similar as boas práticas das companhias de capital aberto, mesmo sendo uma companhia de capital fechado. O propósito é ter o nível de governança e compliance dessas empresas. Comprometimento e qualidade são os marcos que diferenciam a construtora, refletindo em um dos menores estoques do estado de São Paulo. Essa dedicação já rendeu à construtora o hexacampeonato no Master Imobiliário, o “Oscar” da construção civil brasileira.
+ Mocha Mousse: a cor do ano da Pantone inspira novas tendências de beleza e estilo
+ Cores que refletem aconchego e conexão com a natureza são tendência em 2025