Pular para o conteúdo

5 dicas para aumentar a segurança residencial e proteger sua casa

Medidas simples, como reforçar entradas, instalar alarmes e sensores de presença, e investir em câmeras de monitoramento, podem fazer a diferença

casa câmera cctv monitoramento monitor sistema alarme casa inteligente vídeo
Créditos: scyther5/iStock

 

A segurança do lar é um assunto que merece atenção especial. Seja em casas, apartamentos ou imóveis de temporada, como no campo e na praia, com medidas preventivas é possível reduzir os riscos de invasões e manter-se protegido, independentemente do local.

Estas dicas práticas te ajudarão a identificar pontos vulneráveis e implementar soluções eficazes para preservar o que é mais importante para você. Descubra como tornar sua casa um lugar ainda mais seguro:

Reforce as entradas

Antes de qualquer coisa, faça uma inspeção detalhada em todas as entradas da casa, como portas, janelas, portões e garagem. Verifique se fechaduras, cadeados e trincos estão em bom estado e funcionando corretamente.

  • Troque fechaduras caso tenha perdido chaves ou suspeite que elas possam estar em mãos erradas.

  • Invista em travas extras, correntes e cadeados de alta qualidade para maior proteção.

  • Considere ter um cachorro, ele pode alertar sobre movimentações suspeitas e intimidar invasores.

Alarmes e iluminação estratégica

Instalar lâmpadas com sensor de presença é uma alternativa para desestimular invasores, pois a luz acendendo repentinamente pode assustá-los. Alarmes residenciais também são aliados indispensáveis para proteger o perímetro da casa.

  • Alarmes sonoros nas portas e portões aumentam a sensação de segurança.

  • Certifique-se de ativar o alarme do carro, mesmo quando estacionado na garagem, para evitar roubos de acessórios.

Invista em muros altos e cercas elétricas

Muros baixos são uma das principais vias de acesso para invasores. Considere elevar os muros da sua residência e instalar cercas elétricas ao longo do perímetro. Além de funcionar como um elemento de dissuasão, a cerca elétrica também dificulta a entrada, tornando sua casa menos atraente para criminosos.

Implemente câmeras de monitoramento

O monitoramento por câmeras é uma solução de segurança eletrônica bastante eficaz para acompanhar o que acontece ao redor da casa em tempo real. Não apenas ajuda na prevenção de invasões, mas também é um investimento que agrega valor ao imóvel.

  • Conecte as câmeras a sistemas de monitoramento em nuvem, acessíveis pelo celular ou computador.

  • Use as imagens gravadas para investigar qualquer incidente, caso necessário.

Mantenha sua casa com aparência de ocupada

Casas vazias são alvos fáceis. Por isso, ao viajar, tome medidas simples para criar a ilusão de que há pessoas no local:

  • deixe luzes internas acesas ou use temporizadores para acender e apagar lâmpadas automaticamente.

  • peça a um vizinho ou parente de confiança para recolher correspondências e panfletos, além de verificar o exterior da casa.

  • use um rádio ou aparelho de som para simular movimento no interior da residência.

Reforçar a segurança residencial não exige medidas complicadas, mas sim atenção aos detalhes e soluções inteligentes. Combine estratégias como o uso de segurança eletrônica, reforço de entradas e monitoramento constante para mais proteção para sua casa e tranquilidade para a família.