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30 anos do PlayStation: como a marca redefiniu o mundo dos videogames?

Com mais de 123 milhões de usuários ativos em sua plataforma, a Sony consolidou sua liderança em games e projeta novas fronteiras para o entretenimento imersivo

30 anos do PlayStation: como a marca redefiniu o mundo dos videogames?
Imagem: Freepik

 

Em 3 de dezembro de 1994, o PlayStation (PS) foi apresentado ao mundo no Japão, estabelecendo novas fronteiras para a indústria de videogames. Criada pela Sony, com gráficos 3D e suporte para CD-ROM, o console permitiu jogos mais sofisticados, narrativas envolventes e uma experiência inédita, atraindo tanto jogadores casuais quanto desenvolvedores ávidos por inovação. Desde então, a PS tem evoluído a cada geração, consolidando seu legado como uma das marcas mais influentes e revolucionárias do setor por 30 anos.

Dados da Statista revelam que, no último ano, a Sony registrou 123 milhões de usuários ativos nas plataformas PlayStation, incluindo o PS4 e o PS5. Esse número reflete o total de contas únicas que acessaram a PSN ou jogaram em consoles da marca. Analisando o público-alvo, nota-se que a maioria dos usuários tem entre 25 e 34 anos (35,19%), seguidos pelo grupo de 35 a 44 anos (18,03%). Aproximadamente 73% dos visitantes são homens, enquanto 27% são mulheres. Além disso, a maior parte dos acessos ao site ocorre via dispositivos móveis.

“O ato de jogar videogame faz parte da minha vida desde muito jovem, e o PlayStation foi — e ainda é — mais do que um console para mim; ele se tornou uma ferramenta poderosa de foco e estímulo, especialmente no manejo do meu TDAH. Os jogos oferecem desafios estruturados que me ajudam a manter a concentração e a alcançar pequenos objetivos, algo essencial para o desenvolvimento de lideranças e a saúde mental. Ao incorporar esses princípios na minha rotina, consigo não apenas melhorar o foco, mas também fortalecer habilidades que se transferem para outras áreas da vida”, declara o especialista em Gamificação, Desenvolvimento de Lideranças e Saúde Mental no trabalho, Renato Herrmann.

Esse perfil de público revela um mercado cada vez mais maduro e diversificado, onde jogadores com décadas de experiência convivem com uma nova geração de entusiastas. A PS, por sua vez, tem apostado em uma estratégia que mescla inovação tecnológica com conteúdos exclusivos e experiências cada vez mais imersivas para manter sua relevância e conquistar novos consumidores.

30 anos de evolução no universo do videogame e na história!

Ao longo de três décadas, o sistema de jogos da Sony introduziu uma série de marcos que definiram os padrões da indústria. A marca não precisa necessariamente mudar seu posicionamento, mas sim adaptá-lo para se manter relevante frente aos desafios atuais. A empresa tem mantido uma posição de liderança ao focar em hardware de ponta e exclusivos de alta qualidade, estratégia que continua eficaz.

No entanto, o cenário competitivo está mudando. O Xbox está apostando forte em serviços como o Game Pass e jogos na nuvem, enquanto a Nintendo domina o mercado de jogos familiares e portáteis com o Switch. A PS deve considerar como responder a essas tendências sem perder sua identidade.

“Uma área de potencial evolução é a expansão de seus serviços de assinatura e streaming, possivelmente oferecendo mais valor ao PlayStation Plus para competir com o Game Pass. Além disso, a Sony poderia explorar mais o mercado mobile e de jogos multiplataforma, áreas onde seus concorrentes têm feito avanços”, observa o especialista em dados e inovação e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Kenneth Corrêa.

Para Corrêa, a chave para a marca será manter seu foco em experiências premium e exclusivas, enquanto se adapta às novas demandas por flexibilidade e acessibilidade no mundo dos games. “Isso pode incluir maior integração entre console, PC e mobile, sem perder a qualidade que define a marca”, afirma.

O que mudou nesses 30 anos?

Ao longo desse extenso período, a Sony introduziu diversos marcos tecnológicos que transformaram a indústria. O PlayStation original em 1994 trouxe gráficos 3D e áudio em CD, elevando drasticamente a qualidade dos jogos. O PS2 em 2000 integrou a reprodução de DVDs, expandindo o console para um centro de entretenimento doméstico.

Em 2006, o PS3 apresentou o Blu-ray e lançou a PlayStation Network, possibilitando jogos online e downloads digitais. O PS4 em 2013 focou na conectividade social e recursos de streaming, enquanto o PS5 em 2020 inovou com seu SSD ultrarrápido e o controle DualSense com feedback háptico avançado.

O PlayStation VR, lançado em 2016, e o VR2 em 2023 tornaram a realidade virtual acessível no console. Até 2024, o PS5 alcançou 50 milhões de unidades vendidas mundialmente, segundo dados da Statista, um crescimento expressivo após dois anos de desafios de abastecimento, com uma meta de venda de 25 milhões de unidades até o final deste ano.

“Cada geração trouxe avanços significativos em processamento e gráficos, impulsionando a indústria de games a evoluir constantemente”, complementa Corrêa.

Ativando a localização do seu videogame 

As diferenças regionais impactaram significativamente a popularidade global da marca, com a Sony demonstrando uma capacidade notável de adaptar suas estratégias para atender às preferências e culturas locais.

No Japão, a PS capitalizou a forte cultura de RPGs e jogos de luta, solidificando sua posição no mercado asiático. Na América do Norte e Europa, a empresa focou em jogos com gráficos impressionantes e narrativas maduras, atendendo à demanda por experiências mais “adultas”.

No Brasil, a situação é particularmente interessante. Apesar de sua forte presença, a marca enfrenta desafios únicos. Os altos impostos de importação e as flutuações econômicas afetam significativamente os preços, tornando os consoles menos acessíveis em comparação com outros mercados.

Mesmo assim, a plataforma da Sony mantém uma base de fãs leais no Brasil, em grande parte devido à sua biblioteca de jogos exclusivos e serviços online robustos. A empresa tem feito esforços para se adaptar ao mercado brasileiro, com parcerias com desenvolvedores locais e estratégias de preço específicas para a região.

Essa flexibilidade e compreensão das nuances culturais e econômicas de cada região foram fundamentais para a construção da presença global da PS, mantendo relevância local em cada mercado, inclusive no desafiador e promissor mercado brasileiro.

PlayStation e o papel na evolução dos e-Sports

Além de redefinir a experiência de jogo tradicional, a marca é um dos pilares no desenvolvimento do cenário competitivo dos e-sports. Consoles como o PS4 e o PS5 oferecem performance e gráficos de alta qualidade, essenciais para garantir partidas justas e visualmente impactantes nos torneios. A empresa se consolidou como uma plataforma confiável, com títulos como FIFA, Call of Duty e Gran Turismointegrando campeonatos internacionais e criando oportunidades para que jogadores ao redor do mundo demonstrem suas habilidades.

Conforme o CEO do Team Solid, Marcos Guerra, uma das principais equipes de e-sports da América Latina, “a PlayStation oferece a estabilidade e a performance que buscamos em plataformas competitivas. Isso nos permite não só treinar com a mais alta qualidade, mas também conectar nossos atletas com uma audiência global que acompanha nossos desafios e conquistas. A conexão com o público é reforçada pelos recursos de compartilhamento e transmissão dos consoles, que aproximam espectadores e jogadores profissionais, fomentando ainda mais o crescimento da comunidade de e-sports”, comenta.

A visão do sistema de jogos para o futuro dos e-sports inclui ampliar sua participação e reforçar parcerias com equipes e campeonatos globais, promovendo inovações em streaming e realidade aumentada que podem transformar a forma como as competições são exibidas e acompanhadas.

Uma plataforma futurista: do presente ao futuro imersivo

Segundo Kenneth Corrêa, o futuro da PS não se limita aos consoles tradicionais, mas caminha para se tornar um ecossistema digital imersivo, inspirado em conceitos como os apresentados no filme Jogador Número 1. A marca se tornará, segundo ele, um ambiente abrangente onde jogadores poderão não só competir e se divertir, mas também socializar e criar em mundos virtuais contínuos e colaborativos. Esse futuro inclui a integração entre VR e AR, combinando IA avançada, realidade virtual e aumentada, além de narrativas interativas e personalizadas.

Essa visão posiciona a marca como uma líder potencial em novas fronteiras de entretenimento, com o potencial de criar NPCs indistinguíveis de jogadores reais, trazendo narrativas e interações personalizadas em uma escala inédita. Em trinta anos, como aponta Corrêa, a PlayStation poderá ser irreconhecível para os padrões atuais, mas continuará impulsionando o entretenimento interativo, sendo pioneira em novas formas de conexão, diversão e experiências digitais de qualidade.

 

Renato Herrmann

Profissional de RH com mais de 10 anos de experiência global em Gestão de Talentos, Desenvolvimento de Lideranças, HRBP, Desenvolvimento & Aprendizado, Diversidade & Inclusão, Comunicação Interna e Aquisição de Talentos. Ampla experiência na concepção e implementação de iniciativas que se tornaram benchmarks globais em empresas globais, com atuação extensiva na América Latina, América do Norte, Europa e Reino Unido em diversas indústrias, incluindo consultoria, tecnologia (startups e grandes empresas de tecnologia) e bens de consumo. É CEO e fundador da Bold Minds, uma empresa global que nasceu da crença de que o trabalho pode ser um lugar de crescimento e bem-estar, sem abrir mão da alta performance e do senso de urgência. Criador e apresentador do podcast Vamos Desesperar com Calma, um lugar para falar abertamente sobre o mundo do trabalho e desafiar crenças limitantes. LinkedIn.

Kenneth Corrêa

Renomado especialista em Dados, Inteligência Artificial e Metaverso. Professor de MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Avado Learning, na Inglaterra, o profissional tem ajudado a moldar a próxima geração de líderes. Além disso, Kenneth é palestrante TEDx e atua como Diretor de Estratégia da Agência 80 20 Marketing, onde lidera uma equipe de 90 profissionais. Com 15 anos de experiência em marketing e tecnologia, ele desenvolve projetos inovadores para grandes empresas como AEGEA, JBS e Suzano. Recentemente, lançou no MIT (MIT – Massachusetts Institute of Technology)  seu primeiro livro internacional, “Organizações Cognitivas –  Alavancando o Poder da IA Generativa e dos Agentes Inteligentes”, que explora o impacto da IA nas organizações. Para mais informações: https://www.kennethcorrea.com.br/

 

Team Solid

Time de e-sports profissional criado em 2018 por Marcos Guerra. Inicialmente jogando Clash Royale, o Team Solid foi campeão brasileiro e campeão também da NoTilt, competição internacional renomada. A empresa então expandiu suas atividades para outros jogos mobile como PUBG, Mobile Legends e FreeFire, chegando nas principais ligas de cada jogo e vencendo campeonatos de grande relevância. Continuando sua caminhada, o Team Solid entrou no mundo dos jogos de computador, investindo pesado no Counter Strike: Global Ofence (CS:GO) e agora no Counter Strike 2 (CS2), atingindo atualmente a décima posição no ranking HLTV. Com ótimos resultados e presença em torneios internacionais logo no início, a empresa está focando no Counter Strike para alçar voo nos jogos de PC.  Com crescimento acelerado e sustentável, o Team Solid está se estruturando e se posicionando como uma empresa séria e de confiança. Os sócios trazem um background de empreendedorismo, investimentos e experiência em empresas multinacionais. Saiba mais.