Pular para o conteúdo

‘Novidade’, terapia combinada traz ainda mais esperança a pacientes com câncer de mama

Segundo especialista do Vera Cruz Oncologia, em Campinas (SP), tratamento individualizado aumenta chances de cura, controle da doença e qualidade de vida

Câncer de Mama: Menopausa precoce, infertilidade e disfunção cardíaca estão entre os principais efeitos colaterais do tratamento

Outubro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, por isso, diversas campanhas ganham destaque em todo o país: “Outubro Rosa”. No entanto, a atenção e o cuidado devem prevalecer o ano todo. Um dos temas que vêm ganhando força nos tratamentos oncológicos é a combinação de terapias, que tem deixado a classe médica bastante otimista. No mês passado, o tema foi amplamente discutido e diversos estudos positivos foram apresentados durante o Congresso Anual da Sociedade Europeia de Medicina Oncológica (ESMO) 2024, realizado em Barcelona, reunindo especialistas de todo o mundo.

Dentre os avanços na área, a oncologista Vivian Antunes, do Vera Cruz Oncologia, em Campinas (SP), destaca os estudos apresentados que comprovam a eficácia de tratamentos combinados entre quimioterapia e imunoterapia, que consiste em uma terapia alvo-molecular para ajudar o sistema imune do próprio paciente a criar defesas contra o câncer. “A combinação foi usada em um subtipo de câncer bastante agressivo, chamado de câncer de mama triplo negativo, em estágio avançado. Essa nova estratégia resultou no aumento da chance de cura e também na redução de recorrência da doença. Nas pacientes em que a combinação não atingiu a resposta completa, reduziu em 24% as chances de evoluir a óbito em decorrência do câncer de mama”, afirma.

“Existem famílias muito diferentes de doenças dentro desse grande grupo que abrange o câncer de mama. E entender que os tratamentos devem ser individualizados pra cada subtipo é o que tem trazido, na última década, um avanço muito importante nos resultados de eficácia. Considero as terapias combinadas e a individualização do tratamento avanços muito importantes”, adiciona a oncologista.

Com os avanços, a tendência é que novas combinações surjam ao longo dos anos, moldando o futuro do tratamento e combate ao câncer e, principalmente, levando esperança e tranquilidade para pessoas com casos que antes eram considerados sem solução.

Vem mais aí!

De acordo com Vivian, muitos avanços ainda estão por vir. Inclusive, espera-se, em breve, que a Inteligência Artificial (IA) possa contribuir cada vez mais com o tratamento. “No futuro, a IA será capaz de nos auxiliar na identificação mais precisa dos subtipos tumorais, contribuindo cada vez mais para um cuidado personalizado e mais eficaz”, conclui.

 

Sobre o Vera Cruz Oncologia

Há sete anos, o Vera Cruz Oncologia é reconhecido pela excelência em serviços oncológicos, tanto no trato ambulatorial, com o Centro de Oncologia, quanto em procedimentos clínicos, cirúrgicos e transplante de medula óssea, amparados pelo Vera Cruz Hospital. O espaço possui os mais modernos tratamentos disponíveis para a patologia e uma equipe de médicos renomados, prontos para oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de oito consultórios pensados para facilitar a conversa entre médicos, pacientes e familiares e uma unidade de infusão com mais de 20 boxes individualizados, onde os pacientes em quimioterapia podem fazer o procedimento ao lado de um acompanhante, com conforto e comodidade.

 

Sobre o Grupo SOnHe

O Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar em importantes centros de tratamento de câncer na Região Metropolitana de Campinas. O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por 14 especialistas, sendo três deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani, Débora Curi, Isabela Pinheiro, Amanda Negrini, Laís Feres e pelas hematologistas Lorena Bedotti e Jamille Cunha.

Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 80 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase sete anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de 2,5 mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.