Atualmente, adquirir um automóvel através de pagamento à vista ou financiamento com juros não é mais a única opção para quem procura mais conforto no transporte
O transporte, principalmente para quem mora nas grandes cidades, é um problema diário. Com trens, ônibus e metrôs apresentando constantes falhas, a solução que muitos encontram é comprar um carro. Segundo uma pesquisa da OLX, 70% dos brasileiros pensam em adquirir um veículo até o final de 2024. Mas a pergunta que fica é: será que compensa comprar ou é melhor alugar, ou assinar?
Atualmente, comprar um carro é uma das opções disponíveis para quem quer deixar de depender do transporte público. Diversas empresas oferecem serviços de assinatura e aluguel de automóveis, que podem ser muito mais vantajosos, dependendo da situação financeira e das necessidades de cada pessoa.
Como funciona cada uma das modalidades?
Compra
Ao decidir pela compra de um automóvel, é preciso considerar a necessidade de uma quantia significativa de dinheiro, seja para pagamento à vista ou por meio de financiamento, com taxas de juros que geralmente não são nada amigáveis. Além disso, há as despesas com taxas e impostos.
A documentação também é um ponto importante, pois será necessário arcar com todos os custos, tanto os iniciais quanto as renovações ao longo dos anos. Há ainda a contratação de seguros para proteção do bem, taxas de manutenção e, no caso de carros 0km, o emplacamento.
Entretanto, ao final das parcelas, o carro passa a ser inteiramente do proprietário, que poderá fazer o que desejar com ele. Porém, como esse processo costuma demorar, é muito provável que, ao chegar ao final das parcelas, o motorista já queira trocá-lo por um veículo mais novo.
Aluguel
O aluguel de carros funciona da seguinte maneira: o condutor escolhe uma data e um modelo de carro e aluga o veículo por um período de tempo, que pode variar entre dias ou semanas, dependendo da disponibilidade da locadora. Geralmente, essa modalidade é ideal para quem precisa do automóvel por um curto período, como em viagens.
A vantagem é que o veículo será usado apenas em uma ocasião específica e, depois, retorna para a locadora, com os custos de manutenção, seguro e documentação geralmente embutidos no valor do aluguel. O lado negativo é que o automóvel não pertence ao condutor e, em casos de urgência, pode ser necessário se contentar com um modelo que não seja o de sua preferência.
Outro ponto de atenção são os valores, que podem ser altos e, a longo prazo, acabar não compensando. Nesse caso, pode ser mais vantajoso investir na compra de um carro próprio ou optar pela modalidade de assinatura.
Assinatura
A modalidade de assinatura funciona de forma semelhante ao aluguel de carros, mas com mais vantagens. Enquanto no aluguel o carro fica disponível por alguns dias ou semanas para situações específicas, na assinatura é possível ter um veículo novo para uso diário, em períodos mais longos, que podem durar meses ou até mesmo anos.
Essa modalidade é ideal para quem deseja ter um carro novo sem precisar pagar impostos ou lidar com a documentação. Em outras palavras, é para quem quer ter um veículo sem se envolver em financiamentos ou desembolsar um valor alto para adquiri-lo. Ao final do contrato de assinatura, é possível optar pela troca do modelo ou continuar com ele.
Essa modalidade está disponível em todo o território nacional. É possível obter um carro por assinatura em Manaus com a mesma facilidade e praticidade que em estados como São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo.
Portanto, existem mais opções além da compra de um carro. No entanto, é importante analisar bem as alternativas e ter uma noção clara da situação financeira para identificar qual modalidade se encaixa melhor no orçamento.