O NeuroYoga, uma vertente moderna das práticas milenares do Yoga, desenvolvida pelo criador do Método Kaiut Yoga, Francisco Yoga, ajuda a regular a função cerebral
No dia 22 de junho é comemorado o “Dia do Cérebro”, uma data comemorada mundialmente com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da saúde cerebral, promover a pesquisa neurocientífica e educar o público sobre a prevenção de doenças neurológicas e cuidados com o cérebro.
Dentre as várias descobertas recentes sobre esse importante órgão, diversas reforçaram os benefícios da prática de Yoga para o bom funcionamento do cérebro.
Esses estudos neurocientíficos foram a base para o desenvolvimento de um método genuinamente brasileiro de regulação cerebral através do Yoga: O NeuroYoga.
O que é o NeuroYoga?
A NeuroYoga combina ensinamentos do Yoga clássico com estudos científicos recentes sobre o cérebro e o sistema nervoso, tudo isso combinado com técnicas modernas do Método Kaiut Yoga, ambos desenvolvidos pelo professor de Yoga, quiropraxia e terapeuta natural, Francisco Kaiut.
“O Yoga sempre foi uma técnica de saúde integral, ou seja, cuida da saúde física, mental, emocional, etc., e os benefícios ao cérebro passam por muitos desses processos”.
“A NeuroYoga ajuda a aprimorar a saúde mental, a função cognitiva e a regulação do estresse emocional, entre outros efeitos positivos”, explica Francisco Kaiut, autor do estudo “A metodologia de ensino Kaiut Yoga e seu uso na neuroplasticidade cerebral em prol do sistema nervoso”, em parceria com o Naturopata e professor de Yoga, Ravi Kaiut e com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
Benefícios do NeuroYoga para o cérebro
– Melhora da neuroplasticidade cerebral;
– Aumento da capacidade de foco;
– Melhora na flexibilidade mental;
– Estímulo cognitivo;
– Melhoria da memória;
– Equilíbrio dos neurotransmissores do estresse e do bem-estar.
A neuroplasticidade e reabilitação cerebral
No entanto, o Yoga também ajuda a melhorar a recuperação cerebral após problemas de saúde, como um AVC, principalmente por estimular a neuroplasticidade cerebral, um processo em que o cérebro se readapta para reduzir danos e otimizar tarefas.
O Yoga é uma prática complementar cada vez mais usada na reabilitação cerebral, como no pós-AVC, além de melhorar a mobilidade e coordenação, ele também reduz estresse, ansiedade e depressão, promove estimulação cognitiva e ajuda a aumentar a autoestima.
O estilo de vida e a saúde do cérebro
Mas o Yoga não é formado apenas por posições corporais como muitas pessoas acreditam, ele também possui técnicas respiratórias e meditativas, e tudo isso reflete em mudanças no estilo de vida fortemente incentivadas por ele.
Mudanças como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, sono de qualidade, convívio social, etc., contribuem para a saúde cerebral e são estimuladas em conjunto à prática milenar.
Sobre Francisco Kaiut
Francisco Kaiut é um professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural que dedicou sua vida a encontrar uma abordagem simples e fácil para lidar com os desconfortos no corpo, dores crônicas e ansiedade. Essa busca resultou na criação do Método Kaiut Yoga, um método moderno de yoga que proporciona saúde e bem-estar, especialmente frente aos problemas da vida contemporânea.