Pular para o conteúdo

Segredos de barista para fazer cafés profissionais em casa

Conhecer os métodos de preparo e ter itens como mixer de mão e balança de precisão permitem preparar um delicioso café em casa

Segredos de barista para fazer cafés profissionais em casa
Image by freepik

 

Poucas experiências são tão gostosas quanto saborear um café de qualidade logo de manhã. Muita gente tem enorme prazer em ir a uma cafeteria degustar de uma bebida preparada com grãos especiais por um barista que conhece técnicas de preparo para oferecer um café especial e delicioso. É uma experiência tão gratificante que as pessoas ficam com vontade de sentir essa experiência em casa.

Assim, muita gente tem o desejo de comprar um mixer de mão para reproduzir a magia desse preparo especial em casa. Porém, será que é simples recriar esse café profissional no seu domicílio? O que é necessário conhecer e saber para acertar a mão nessa tarefa? Conheça no texto abaixo alguns segredos valiosos que irão te ajudar bastante nessa missão.

Escolha cafés especiais

Não pense que basta você ter um mixer de mão em casa que você já está pronto para fazer aquele café profissional feito pelos baristas. Se a intenção é degustar de um café de qualidade, o primeiro passo é providenciar um café de alta qualidade como matéria prima do seu preparo.

Dessa forma, é preciso pesquisar quais são os cafés especiais indicados pelos especialistas, que proporcionam os melhores sabores. De modo geral, os provenientes da Chapada Diamantina, Mogiana Paulista, Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas são as melhores escolhas, já que essas regiões produzem grãos excepcionais e de altíssima qualidade. Os sabores desses cafés são distintos, contendo notas frutadas e florais, além de sabores mais intensos e achocolatados.

Conheça os métodos de preparo

Certo, você já tem um café de qualidade em mãos, mas e agora? O que fazer? É chegada a hora de entender mais sobre os modos de preparo da bebida, já que a execução correta é um ponto crucial para conseguir criar aquele café de barista em casa.

Novamente, é preciso se dedicar à pesquisa e à leitura para entender mais sobre o assunto, já que existem diversos métodos para preparar café em casa. O aeropress, Hario V60, máquina de espresso e prensa francesa são alguns deles, sendo que cada um tem suas peculiaridades e características, que influenciam no sabor do café preparado. Para alguns preparos, você precisará contar com um bom mixer de mão, enquanto outros métodos demandam utensílios diferentes. E não se esqueça: escolha aquele método que está mais de acordo com o resultado que você deseja degustar.

Tenha atenção à proporção

Independentemente do método, um dos principais segredos para o café profissional em casa é conhecer melhor a proporção entre café e água que seu preparo deve ter. De maneira geral, o aconselhável é utilizar cerca de 8 a 10 gramas de café para cada 100 ml de água.

Porém, isso não quer dizer que você deva ficar preso a esses valores e levá-los ao pé da letra sempre. A proporção ideal varia de acordo com o método de preparo escolhido e o seu paladar. Para facilitar o seu trabalho e garantir que você não erre nesses valores, não deixe de providenciar uma balança de precisão para essa tarefa. 

Saiba controlar a temperatura e o tempo

Além de um mixer de mão de qualidade, dois fatores que influenciam muito e que muita gente não se dá conta são a temperatura e o tempo de extração. Para a maioria dos métodos, a temperatura ideal da água é entre 90ºC e 96ºC, sendo que essa faixa garante uma extração mais eficiente dos sabores da bebida.

O tempo de extração também não pode ser negligenciado, pois isso interfere diretamente na qualidade do café. A duração ideal varia de acordo com o método utilizado, mas, de um modo geral, o tempo recomendado não deve ultrapassar 4 minutos. Caso queira um café mais intenso e encorpado, você pode tentar extrair por mais tempo, mas é preciso cuidado, já que a extração em excesso resulta em um café amargo.

Utensílios de qualidade são indispensáveis

Por fim, não se esqueça de investir em utensílios que podem ajudá-lo no preparo desse café especial em casa. Eles facilitam o processo e deixam o preparo ainda mais preciso. Entre eles, é possível citar o mixer de mão para misturar os ingredientes, a balança de precisão para medir a quantidade certa de grãos de café e um moedor de grãos de qualidade.

Também é interessante providenciar um termômetro, utensílio que certifica que a temperatura da água está ideal para o preparo. Ainda é possível citar a chaleira pescoço de ganso, um item especial para quem é apaixonado por ter um café de qualidade em casa todos os dias. Com ela, fica mais fácil controlar o fluxo de água do café coado, o que contribui para uma extração de maior qualidade.