Entenda como funciona o processo de preparação e qualificação para poder competir em alguma modalidade do maior evento esportivo do mundo
As Olimpíadas de Paris-2024 chegaram ao fim com muita emoção e performances memoráveis dos maiores atletas do mundo. Agora começam oficialmente os preparativos para Los Angeles-2028, a próxima edição dos Jogos Olímpicos. Muitas pessoas podem se perguntar como funciona o processo de seleção e preparação dos competidores – afinal, o evento conta com participantes do mundo inteiro!
Apesar dos Jogos Olímpicos serem uma competição globalizada e com representantes das mais diversas nações, nem todos os países conseguem vagas em qualquer modalidade. Existe um processo rigoroso para definir os competidores de todos os esportes disputados; o número de categorias varia de acordo com a edição, mas o país-sede sempre tem direito de escolher algumas para fazer parte dos seus jogos.
Como os atletas são classificados?
O processo de classificação costuma ser definido pelo Comitê Olímpico de cada nação e por outras entidades esportivas. A metodologia varia de acordo com a modalidade; por exemplo: esportes como o tiro e o taekwondo medem o desempenho individual dos seus atletas para garantir as vagas. Já em categorias mais coletivas será medida a performance das equipes em competições internacionais.
Podemos usar como exemplo a modalidade do futebol masculino, que em Paris-2024 não contou com a participação do Brasil. As eliminatórias foram disputadas no torneio Pré-Olímpico, que contou com nove países da América do Sul. As duas seleções com as melhores pontuações se classificariam, mas o Brasil acabou perdendo sua vaga ao ser derrotado pela Argentina na última partida.
A Argentina, por sua vez, teve dois empates e apenas uma vitória no torneio, o que já lhe garantiu pontos suficientes para conseguir a vaga olímpica.
Existe restrição de idade?
É possível notar que algumas modalidades possuem atletas muito jovens – em Tóquio-2020, havia uma competidora de apenas 12 anos no skate feminino! A idade mínima para participar dos Jogos Olímpicos é definida pelas Federações Internacionais de cada esporte disputado, sendo mais um fator variável.
No boxe, por exemplo, é necessário ter entre 18 e 39 anos para participar. Já na ginástica, a idade mínima é 16 anos. Em diversas outras categorias, como no próprio skate, não existe um requisito específico, então qualquer um pode participar, desde que esteja à altura da competição.
Como funciona a preparação dos atletas?
Grande parte dos atletas ao nível olímpico dedicam suas vidas ao esporte desde a infância. É necessário um regime de treinamento pesado, com muita disciplina e sacrifícios para se alcançar o pódio. Quase todo esportista de elite pratica diariamente com o auxílio de um treinador e recebe apoio financeiro do governo e de outros patrocinadores.
É claro que há algumas exceções, como é o caso do atirador turco Yusuf Dikec, que faturou a medalha de prata na categoria pistola de ar 10 metros. Yusuf viralizou na internet pelo fato de não ter utilizado nenhum tipo de equipamento de auxílio nas provas – ele apenas apontava sua pistola C11 e acertava os alvos com grande naturalidade. O turco é um raro exemplo de atleta que nunca teve um treinador.
Por isso, não há regras nesse aspecto, mas os treinos, a disciplina e a dedicação são fatores fundamentais para se alcançar os Jogos Olímpicos.