Apesar de muito famosa para a redução de rugas e linhas de expressão, a toxina botulínica pode ser aplicada em diferentes procedimentos, como tratamentos de enxaquecas, cólicas menstruais e bruxismo
O interesse por procedimentos estéticos cresce exponencialmente no Brasil, segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), marcando recordes acima de 300% nos últimos anos e a aplicação de toxina botulínica, o famoso “Botox”, é um dos principais procedimentos estéticos buscados pelos brasileiros, segundo uma pesquisa anual realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Apesar de ser muito procurada para melhorias estéticas e na aparência física, tanto de homens como mulheres, a toxina botulínica também pode ser usada em diferentes tipos de tratamentos e melhora da qualidade de vida das pessoas.
A Dra. Rosa Bogéa, CEO da Clínica Plasticità e especialista em Médica Estética, explica que o uso da toxina botulínica pode ser muito importante para a melhora do bem-estar fora do âmbito da estética. “Muitas pessoas desconhecem, mas a toxina botulínica pode ser usada em diferentes procedimentos que melhora significativamente a vida das pessoas, como em tratamentos de enxaquecas crônicas, bruxismo, dores menstruais, hiperidrose, entre tantos outros desconfortos físicos, que muitos não sabiam que podia solucionar”, explica.
A doutora ainda relata que os procedimentos são rápidos e minimamente invasivos, permitindo que os pacientes retornem às suas atividades diárias quase imediatamente, sem necessidade de tempo de recuperação prolongado.
Conheça algumas das diferentes possibilidades de aplicações para melhorar a qualidade de vida das pessoas:
Tratamento de Enxaquecas Crônicas:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), cerca de 15% da população é afetada por enxaqueca, com maior incidência em mulheres. Por isso que, desde 2011, a Anvisa permite a aplicação de toxina botulínica nos tratamentos contra enxaquecas crônicas.
A aplicação da toxina em múltiplos pontos da região da cabeça e pescoço pode aliviar significativamente a dor e a frequência das crises, que, muitas vezes, chega a impossibilitar o paciente de realizar atividades cotidianas.
Os efeitos positivos aparecem, em média, entre duas e quatro semanas após o início do tratamento.
Alívio do Bruxismo
Uma pesquisa da OMS mostrou que cerca de 40% da população brasileira sofre com o bruxismo, o temido apertamento, fricção ou atrito dos dentes.
A aplicação da toxina na região da mandíbula, por exemplo, pode proporcionar um maior relaxamento na região e, assim, prevenir os danos dentais dos pacientes, proporcionando maior alívio das dores mandibulares.
Controle de Hiperidrose (Suor Excessivo)
Um levantamento do Instituto Ipsos a pedido de uma empresa farmacêutica, aproximadamente 10% da população brasileira sofre de hiperidrose, sobretudo na região das axilas, mãos e pés.
A aplicação nas regiões de transpiração excessiva bloqueia os sinais nervosos responsáveis pela produção de suor e proporciona maior alívio aos pacientes dias após o início do tratamento.
Melhoria da Aparência de Cicatrizes
Cicatrizes muito marcadas são incômodas para diversos pacientes, tanto homens como mulheres. Por isso, a toxina botulínica pode suavizar as marcas, especialmente as resultantes de acne, proporcionando uma pele mais uniforme e melhorando a autoestima.
O tratamento com toxina botulínica para cicatrizes é uma abordagem complementar a outras terapias, como cremes de silicone, massagens e procedimentos a laser, porque estimula o relaxamento dos músculos na região das cicatrizes, reduzindo a tensão na área e permitindo melhorar a aparência estética.
Tratamento de Distúrbios Musculares
Pacientes com distúrbios musculares, como espasmos ou distonia cervical, podem encontrar alívio nos tratamentos com a toxina botulínica.
Ao ser aplicada nos músculos afetados, a toxina age bloqueando temporariamente a liberação de neurotransmissores e reduz a atividade muscular excessiva.
Esse tratamento pode proporcionar alívio significativo dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Reduz dores menstruais
Mulheres que sofrem com dores intensas durante o ciclo menstrual podem encontrar na aplicação da toxina botulínica um alívio reparador.
Apesar de ser recente o uso da toxina para a redução da dismenorreia, a ferramenta tem sido promissora, pois, ao ser injetada na região da pelve, pode relaxar os músculos uterinos e diminuir a intensidade das cólicas.
Assim, o tratamento reduz a necessidade do consumo de analgésicos e anti-inflamatórios, além de aumentar a produtividade feminina nas atividades diárias e profissionais.
Redução de Rugas e Linhas de Expressão
Um dos usos mais habituais da toxina é na suavização de rugas e linhas de expressão, pois a aplicação proporciona uma aparência mais jovem e descansada. Isso é benéfico tanto para homens quanto para mulheres que buscam manter uma imagem rejuvenescida.
Por ser um procedimento rápido, os resultados começam a aparecer dentro de poucos dias e ainda proporcionam uma aparência natural aos pacientes, sem parecer artificial ou “congelado”.
O uso da toxina em casos como estes ajudam na prevenção de novas rugas e linhas de expressão.
Aprimoramento do Contorno Facial
A Harmonização Facial, muito popularizada nos últimos anos, também pode ser realizada pelo uso da toxina botulínica, sobretudo para definir áreas do rosto, como sobrancelhas e contorno de mandíbula.
Associada a outros produtos médicos, o procedimento pode melhorar a harmonia e a simetria facial.
SOBRE A DRA. ROSA BOGÉA
CEO da Clínica Plasticità, instalada em Ribeirão Preto, cidade referência em Medicina no interior de São Paulo, a Dra. Rosa Bogéa (instagram.com/drarosabogea_/) é médica, especialista em Estética Médica Avançada pele ISBRAE-SP e em Diagnóstico por Imagem.
Atualmente, a médica está cursando pós graduação em Dermatologia pela Escola Brasileira de Medicina, uma nova pós graduação em Estética Médica avançada pelo Alfa, e Gestão e Marketing para Clínicas pela UNIFAST.