O estudo clínico de medicina de precisão myeloMATCH usa testes genômicos de uma dia para associar pacientes a estudos apropriados rapidamente na América do Norte
Para acelerar a pesquisa de novos tratamentos para Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e Síndrome Mielodisplásica (SMD), a Thermo Fisher Scientific, líder mundial em serviço à ciência, anunciou uma parceria com o National Cancer Institute (NCI) – parte do National Institutes of Health dos Estados Unidos – no estudo de medicina de precisão de Análise Molecular para Escolha de Terapia, também conhecido com myeloMATCH. Por meio dele, é possível testar a medula óssea e o sangue dos pacientes em busca de certos biomarcadores genéticos, usando a tecnologia de sequenciamento de última geração (NGS), permitindo associar mais rapidamente os pacientes a um teste clínico apropriado para um tratamento que busca mutações específicas presentes nas amostras.
“O myeloMATCH é inovador de várias maneiras. A parceria com a Thermo Fisher permite obter os perfis genômicos necessários rapidamente e iniciar terapias específicas para cada subtipo da doença. Com essa abordagem personalizada do tratamento, acreditamos que vamos aumentar o número de pessoas que sobrevivem à leucemia”, explica o presidente do Comitê sobre Leucemia da Cancer Research Network do SWOG e copresidente do Conselho Científico Sênior do myeloMATCH, Dr. Harry P. Erba.
Sendo a primeira solução de NGS pronta para uso que automatiza o fluxo de trabalho do espécime ao relatório, projetada para entregar resultados em um dia com apenas dois pontos de contato do usuário, o Sistema Ion Torrent™ Genexus™(disponível nos Estados Unidos) ajudará a acelerar o processo de associar pacientes aos estudos clínicos apropriados.
“O myeloMATCH é um avanço imenso para os pacientes com cânceres agressivos e de avanço rápido que precisam de opções melhores de tratamento. Usando o Sistema Genexus, as equipes clínicas de todos os locais podem associar pacientes elegíveis rapidamente aos testes certos para entender melhor o impacto clínico dessas terapias”, afirma John Sos, vice-presidente sênior e presidente da divisão de soluções de ciências da vida da Thermo Fisher Scientific.
Sobre a Leucemia Mielóide Aguda
A Leucemia Mielóide Aguda é um câncer agressivo da medula óssea e do sangue, sendo um dos tipos mais comuns de leucemia. Por avançar rapidamente e apresentar uma taxa de sobrevida de cinco anos em apenas 30% a 40% para pessoas com menos de 60 anos, a detecção rápida e um tratamento eficaz são essenciais para melhorar os resultados dos pacientes. Além disso, as diretrizes de prática clínica destacam a importância de uma análise genética rápida para identificar biomarcadores que podem ajudar a associar pacientes aos tratamentos ideais com base no perfil único do câncer de cada indivíduo.
Sobre a Thermo Fisher Scientific
A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em produtos e soluções científicas, com receita anual acima de US$ 44 bilhões, cerca de 130 mil funcionários e investe mais de US$ 1,5 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, são mais de 500 funcionários trabalhando desde a operação até o atendimento ao cliente, reforçando o enfoque científico da empresa. Sua missão é capacitar os clientes a tornarem o mundo mais saudável, mais limpo e mais seguro, acelerando a pesquisa em ciências da vida, resolvendo desafios analíticos complexos, melhorando os diagnósticos dos pacientes e aumentando a produtividade dos laboratórios.
Veja mais: Leucemia infantojuvenil: entenda o tipo de câncer mais comum em crianças e adolescentes